A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Rejeição de Implante Dentário: Quais as consequências?

Rejeição de Implante Dentário: Quais as consequências?
FacebookEmailShare

O Implante dentário com Prótese é sem dúvida a melhor solução para devolver a tranquilidade na mastigação e autoestima de quem perdeu um ou mais dentes. Isso porque esse método é o que há de mais próximo da dentição natural, tanto em estética, como eu função. Mas algumas dúvidas surgem no paciente quando ele pensa em colocar implantes, e uma delas é se pode haver rejeição depois da cirurgia e a perda do implante. Saiba se isso pode ocorrer, as consequências e soluções.

 

O Implante Dentário é seguro?

O Implante Dentário é extremamente seguro porque é confeccionado com titânio, material aceito pelo corpo humano e que não causa reação imunológica, portanto, não ocorre rejeição. O titânio é amplamente utilizado na medicina, principalmente em próteses e cirurgias ortopédicas.

 

Como o meu organismo reage ao implante dentário?

Após a cirurgia de colocação de implante, é esperado que já nos primeiros meses (4 a 6 meses) ocorra uma formação óssea em volta dele. É o que se chama de osseointegração com o Implante. Esse é um processo natural do organismo, que tenta preencher o furo que foi aberto no osso para colocação do implante, porém, como ele se encontra ali, a regeneração óssea se dá em torno da espiral do implante. Essa formação óssea ao redor do implante é importantíssima, porque ajuda a prendê-lo e estabiliza-lo para que cumpra bem sua função por muitos anos.

 

Quais dificuldades podem acontecer com o implante?

Alguns fatores podem dificultar esse processo de osseointegração. Isso não significa necessariamente a perda do implante, mas apenas um contratempo no processo, com grandes chances de resolução. Os fatores mais comuns que podem dificultar a osseointegração são:

  • Má qualidade ósseareabsorção óssea local avançada por falta de dente, osteoporose (mesmo nesses casos, a osseointegração geralmente é satisfatória).
  • Causas sistêmicasdiabetes, infecções
  • Hábitos do paciente - tabagismo (cigarro), bruxismo (ranger de dentes)

 

Quando há deformação por reabsorção óssea no local onde um ou mais dentes foram definitivamente perdidos, pode não haver altura ou espessura óssea suficiente para colocação de implante. Isso pode ser solucionado com enxerto ósseo.

Antes da realização de implante dentário, normalmente é checado o estado geral de saúde e hábitos da pessoa, a fim de fazer uma boa indicação do implante e evitar esses problemas.

Quanto as infecções, o bom profissional implantodontista trabalha para que isso não ocorra. Tanto os implantes, quanto instrumental cirúrgico, são seguramente esterilizados. No entanto, é necessário que o paciente seja cuidadoso com a higiene bucal para evitar infecções.

 

E se houver “rejeição”, existe solução?

Como visto antes, não existe rejeição de implante, mas sim alguns fatores que podem dificultar a osseointegração. Se isso ocorrer, o implante pode não fixar da maneira que se espera. Mesmo nesse caso, existe solução. O osso tem a capacidade de regeneração, o que permite a recolocação do implante depois de alguns meses sem maiores problemas. Trata-se apenas de um contratempo.

Em casos em que a pessoa já possui um implante no dente vizinho e que foi bem osseointegrado, o reimplante pode não ser necessário, porque esse implante vizinho pode ser utilizado como suporte para a prótese. Esta opção deve ser verificada com seu dentista.

 

A Clínica ImplArt é pioneira nas técnicas de implantes dentários, com mais de 5000 implantes bem realizados. Isso porque possui equipe especializada e faz uso das mais avançadas tecnologias da odontologia. Venha nos fazer uma visita. Ficaremos felizes em procurar solucionar o seu caso.

 

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

5 Comentários

  1. Sua Mensagem…

  2. Fiz 2 implantes em fevereiro tomei muito antibiótico pois era muita dor dai os implantes saíram sozinhos, esperamos 3 meses para colocar outros foi colocado e esperou e eles não se fixaram os implantes estavam soltos o foi realizado esse tratamento em Mogi das cruzes só o q pode ter ocorrido?

    • Olá Marlene, agradecemos o seu contato. Infelizmente é difícil opinar sobre o que pode ter ocorrido com você sem acesso aos detalhes do seu tratamento e exames.

  3. Eu fiz 3 implantes em 2009 e agora foram rejeitados, sete anos depois.Agora tem que tirar e pagar novamente. É normal ocorrer rejeição depois de tanto tempo?

    • Olá Sueli, agradeço seu contato. É difícil opinar sobre o que ocorreu com você sem conhecer os detalhes de seu caso. Você fez visitas regulares ao dentista depois de terminado o tratamento com os implantes dentários? As visitas regulares ao dentista, mesmo sem sintomas, são necessárias para identificarmos eventuais problemas em estágio inicial. As consultas também servem para verificarmos como anda a osseointegração, a saúde oral em geral, a saúde dos implantes e próteses dentárias e se a higienização oral está sendo realizada adequadamente.

Deixe um comentário

Close