A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Quais os procedimentos estéticos podem ser necessários após tratamento ortodôntico?

Quais os procedimentos estéticos podem ser necessários após tratamento ortodôntico?
FacebookEmailShare

O tratamento ortodôntico tem como objetivo principal recuperar a função dos dentes e a correta oclusão. O tratamento envolve não só o correto posicionamento dos dentes, mas também o perfeito funcionamento de ossos, articulações e musculatura facial. No entanto, é esperado que o tratamento ortodôntico também traga resultados estéticos para o sorriso, ou seja, que o que fique bonito e harmonioso.

Obviamente essa é uma questão individual de cada caso, mas apenas o tratamento ortodôntico isoladamente pode recuperar a parte funcional, mas não a parte estética completamente. Dessa forma, o paciente precisa passar por procedimentos complementares após o tratamento ortodôntico para que o resultado estético seja alcançado. Os problemas inestéticos mais comuns após o fim do tratamento ortodôntico são: espaçamento entre os dentes (diastema), desalinhamento, diferença de tamanho e forma de alguns dentes, alteração de textura e manchas.

Por esse motivo, três especialidades odontológicas podem trabalhar juntas para que os melhores resultados possíveis, funcionais e estéticos, sejam conseguidos. São elas a Ortodontia, Dentística e Protética. Veja a seguir os possíveis problemas e respectivas soluções:

Espaços – podem ser preenchidos com resina composta, facetas em porcelana ou lentes de contato dentais. A escolha do material depende de cada necessidade e o resultado estético que se pretende alcançar. As facetas em porcelana e lentes de contatos dentais possuem aspecto mais suave e são mais comparáveis aos dentes naturais quando comparados às restaurações com resina composta. A resina composta também é mais passível de contrair manchas no decorrer dos anos e precisam de mais cuidados do paciente com relação à ingestão de alimentos que podem causar isso (café, vinho, beterraba, etc).

Desalinhamento e diferença de tamanho dos dentes – também podem ser corrigidos com resina composta, facetas e lentes de contatos dentais. Esses materiais tem o objetivo de remodelar pequenos apinhamentos e a linha do sorriso para harmonização do tratamento ortodôntico.

Manchas e textura – tratamentos ortodônticos podem ser demorados. Dependendo dos cuidados (ou falta deles) que o paciente tiver nesse período – basicamente cuidados com a higiene, ingestão de certos alimentos que mancham os dentes e o comprometimento com as visitas regulares para manutenção – ao final do tratamento podem surgir manchas e alterações de textura nos dentes. Portanto, pode ser necessário complementar o tratamento ortodôntico com uma microabrasão para aplanar a superfície dentária e clareamento dental para remoção das manchas. O clareamento dental pode ser profissional (em consultório) ou caseiro com supervisão profissional, dependendo de cada caso.

 

A Clínica ImplArt possui equipe completa para deixar seu sorriso mais bonito.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

Deixe um comentário

Close