A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Por que a zircônia é um material resistente?

Por que a zircônia é um material resistente?
FacebookEmailShare

Por muito tempo as estruturas internas de próteses e outras restaurações dentárias eram confeccionadas com liga metálica, um material altamente resistente e capaz de suportar a força mastigatória. Mas com o tempo nasceu a necessidade de produzir próteses e restaurações mais estéticas e parecidas com dentes naturais. Isso porque apesar de resistente, o metal não é um material estético porque possui coloração escura e contrastante com a tonalidade natural dos dentes.
A zircônia surgiu como uma alternativa estética para a confecção de estruturas de próteses e restaurações dentárias, porque possui tonalidade branca e translúcida. Além de estética, ela também é considerada resistente. Uma grande variedade de soluções protéticas e restauradoras podem ser confeccionadas com zircônia. Mas por que a zircônia é um material resistente? A explicação está na física.

 

Estrutura interna de prótese dentária: zircônia x metal

Estrutura interna de prótese dentária: zircônia x metal

 

Onlay metálico

Onlay metálico

 

Onlay cerâmico

Onlay cerâmico

 

Coroa de zircônia instalada

Coroa de zircônia instalada

 

A zircônia dental é fornecida ao dentista em forma de bloco formado por micropartículas de pó cerâmico pré sinterizado. Nessas condições, o material ainda é frágil e permite sua manipulação. O projeto da peça protética dental é feito em computador com o uso da tecnologia CAD/CAM e enviado ao compartimento de usinagem (impressora 3D) para fresagem do bloco de zircônia. Quando a fresagem da peça é finalizada, a peça é levada ao forno e submetida a alta temperatura (cerca de 1500ºC) para que as micropartículas de pó cerâmico sejam agregadas e solidificadas. A peça sofre uma contração e sua densidade máxima é alcançada. Esse processo chamado sinterização é o que torna a peça de zircônia muito resistente para suportar a carga mastigatória. Outras caraterísticas da zircônia, como textura e resistência a manchas também são parecidas com os dentes naturais. Isso ajuda que uma simples restauração dentária ou uma coroa unitária fique semelhante aos dentes vizinhos.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua questão abaixo ou entre em contato conosco através de um dos seguintes canais de atendimento:
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

Deixe um comentário

Close