A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Por que é preciso colocar um núcleo para fazer algumas coroas?

Por que é preciso colocar um núcleo para fazer algumas coroas?
FacebookEmailShare

O núcleo, como o próprio nome já diz, é a parte interior da coroa protética e é necessário para dar mais resistência e durabilidade à peça. Se a coroa protética fosse instalada sem núcleo, certamente ela não resistiria aos esforços mastigatórios e consequentemente não duraria por muito tempo.

A coroa protética é indicada para substituição da coroa dentária que está severamente comprometida, normalmente por cárie sem controle ou fratura. A primeira preocupação do profissional dentista é verificar se é possível manter parte da coroa dentária e restaurar a porção perdida com obturação. Quando isso não é possível, a coroa precisa se reconstruída por completo. Se a raiz dentária puder ser mantida com tratamento de canal, o núcleo poderá ser instalado dentro da raiz para dar suporte à coroa protética.

O núcleo pode ser confeccionado em dois tipos de materiais: o metal e a fibra de carbono, sendo que cada um atende necessidades distintas.

O núcleo metálico é bastante resistente e geralmente é indicado para coroas anteriores, já que essa região é responsável por receber a maior parte da carga mastigatória. A liga metálica é moldada diretamente no interior da raiz tratada.

Já em coroas anteriores (parte mais visível da arcada dentária), o núcleo mais indicado é o de fibra de carbono, porque esse material possui coloração próxima aos dentes naturais e fica praticamente invisível dentro da coroa protética, mesmo em ambiente iluminados. O núcleo de fibra de carbono é pré-fabricado e também é instalado no interior da raiz tratada.

Vale ressaltar que também é possível utilizar o núcleo metálico nos dentes anteriores, porém com o passar dos anos poderá ocorrer retração gengival e uma pequena linha do núcleo metálico poderá ficar exposta, o que certamente comprometeria a estética do sorriso.

A coroa protética pode ser feita em dois tipos de materiais diferentes: em resina (plástica com núcleo metálico) ou em porcelana (com núcleo metálico ou estético). A porcelana é mais resistente e estética em relação à resina. Veja mais sobre modelos de próteses dentárias clicando aqui.

Se você está com um dente comprometido pela cárie, procure um bom profissional dentista imediatamente. Além de estar correndo riscos para a sua saúde, a cárie também afeta a estética do sorriso. A coroa protética deixa o sorriso completo novamente e a pessoa pode voltar a mastigar, falar e sorrir normalmente.

 

Esse tratamento você encontra na Clínica ImplArt

A Clínica ImplArt possui equipe multidisciplinar que faz desde o tratamento de canal até a confecção da coroa protética, com um suporte tecnológico que deixa o seu tratamento mais rápido, cômodo e preciso.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

Deixe um comentário

Close