A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Os novos materiais para a Implantodontia e a escolha do material protético

Os novos materiais para a Implantodontia e a escolha do material protético
FacebookEmailShare

 

Adaptado de texto enviado para publicação a pedido da Revista Implant News 2012 – O texto tem linguagem técnica e é voltado a dentistas


Autor: Dr. Roberto Markarian – Coordenador da Clínica ImplArt

Especialista em Implantodontia – USP, Especialista em Prótese Dentária – CFO, Mestre em Prótese Dentária – USP, Doutorando em Implantodontia – Univ SL Mandic

 

Nos últimos anos observamos o desenvolvimento de novos materiais protéticos para a implantodontia que possuem propriedades mecânicas intrínsecas, características estéticas diferentes e como consequência fornecem novas alternativas de indicações clínicas.

Em casos de reabilitações totais sobre implantes ainda é comum observar profissionais utilizando a resina acrílica ou resinas foto ativadas com o principal argumento de que a porcelana é mais pesada e por isso incidiria mais força sobre os implantes principalmente em casos onde a cicatrização é inicial. Esse tema foi alvo de minha pesquisa de Mestrado, que está em publicação neste momento, onde testamos materiais com diferentes níveis de rigidez  e analisamos a transmissão de forças a um implante unitário. O resultado foi que mesmo se houvesse na parte protética um material experimental de baixíssima rigidez como um elastômero, ou um material de alta rigidez como um metal, a força transmitida ao implante seria idêntica.

O resultado prático desta pesquisa é que os materiais dentários tem vantagens e desvantagens que o tornam mais apropriado para determinados casos. O balanço de propriedades intrínsecas deve ser ponderado para selecionar o material de nossas próteses, tais como resistência ao desgaste, dureza, ductibilidade, facilidade de reparos e até mesmo a aparência estética.

A zircônia em minha opinião é um material fantástico que veio a nos trazer novas possibilidades pela alta biocompatibilidade, coloração favorável para utilização versátil em diversos tipos de casos desde copings unitários, implante total da arcada, estruturas para prótese parcial fixa, estruturas simples ou complexas sobre implantes.


implart_implante_dentario_cad_cam

Imagem Mostra projeto em computador CAD CAM, elaborado na Clínica ImplArt para implante total da arcada, em fase de provisório.

 

Na Clínica ImlArt onde sou coordenador utilizamos a zircônia desde 2008, com um grande número de casos desenvolvidos. O retrospecto é de grande sucesso clínico em estética, satisfação de pacientes e com baixo retorno por problemas.

Sistemas CAD CAM permitem que os projetos de nossas reabilitações sejam determinados com refinamentos de oclusão e anatomia. Podemos hoje obter réplicas de provisórios que estejam aprovados pelo paciente diretamente em um material definitivo e altamente estético como o dissilicato de lítio (Emax). Sistemas artesanais como resinas foto ativadas estão caem em desuso e cada vez encontram menos espaço na odontologia moderna.

Os protesistas precisam se atualizar e rever conceitos e condutas clínicas que antes estavam padronizadas. O aumento no número de materiais disponíveis aumenta ao mesmo tempo a versatilidade e a facilidade na resolução de casos que apresentavam dificuldades anteriormente.

Outros fatores que devem ser considerados:

  • Qual a necessidade e queixa do paciente?
  • Qual a demanda estética do paciente?
  • Qual o tamanho da prótese final?
  • Quantos implantes utilizaremos?
  • A prótese é provisória ou definitiva?
  • A prótese terá estrutura metálica (ferro)?
  • Qual o material da prótese? resina, dissilicato de lítio (Emax), zircônia, Metalocerâmica?
  • A prótese será feita em sistemas Cad cam ? ou sistemas artesanais em laboratório ?
  • O custo ou preço é importante ao paciente ?

 

Referencias: BIOMECÂNICA DA TRANSMISSÃO DE CARGAS A IMPLANTES UNITÁRIOS EM FUNÇÃO DOS MATERIAIS PROTÉTICOS – ANÁLISE FOTOELÁSTICA E DINÂMICA. Autor: Roberto Markarian. Tese de Mestrado – FOUSP, 2006. Orientador: Claudio l. Sendyk
Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

 

 

Palavras-chave: ferro, ferros, estrutura, untária, emax, dissilicato, dissilicato de litio, tamanho, zirconia, dente, implante, implantes, reabilitaçao oral, antes, dentista, clinica,  preço, custo, preços, valor, valores, cad cam, Metalocerâmica, provisória, definitiva, melhor,depois, foto, especialista, estética, pesada, implante total da arcada, implante da arcada completa, reabilitação oral, protesista, protético

FacebookEmailShare

13 Comentários

  1. A Função (ou carga) Imediata surgiu da evolução e do aprimoramento das técnicas da implantodontia. Nela, os implantes são colocados e, num período de apenas 1 dia, a prótese é instalada sobre eles.

    Lá eles vão te explicar melhor!

  2. Preciso fazer implante de dois dentes molar esquerdo e direito, mais tenho pressao alta gostaria de saber se tem algum risco, obrigada.

  3. Preciso fazer dois implantes dentario molar esquerdo e direito mais tenho medo porque tenho 72 anos e pressao alta gostaria de saber se tem algum risco.

  4. Coloquei alguns dentes de porcelana e o dentista teve que desgastar alguns dentes para se adaptarem aos de porcelana que coloquei. Também senti que os que foram colocados do lado esquerdo superior estão “bambos” . E, apesar de passar fio dental e escovar com regularidade, estão com mal cheiro. Sinto que estão acumulando resíduos internos. Também, devido ter ficado alto, o dentista desgastou um de porcelana, ficando aparecendo a sombra preta e soltando uns “pozinhos”. Fiz uma radiografia panorâmica e apareceu que tem uma bactéria no interior de um deles. O dentista disse que não precisa mexer porque “ela” está “quietinha”. Isso procede? Me orientem por favor….já que paguei mais de 8 mil reais para tal “tratamento”

  5. Boa tarde, o meu dente da frente (11) foi feito canal há vinte anos, posteriormente foi realizado dois clareamentos, no primeiro clareamento foi colocado um pino metálico e no segundo o dentista trocou por um pino estético. Esse segundo clareamento e troca do pino por um estético foi realizado há dois anos. Há uns seis meses precebi uma pequena elevação na minha gengina, na parte de tras do dente, consultei alguns dentistas que pediram RX e tomografia, foi diagnosticada uma possível trinca na raíz do dente. E me disseram que preciso extrair o dente. Mas não gostaria de realizar esse procedimento, pois com tantos avanços na odontologia não consigo aceitar que não exista meios de recuperar esse dente. Por favor me responda, pois estou muito aflita.
    Obrigada.

  6. TIVE PERDA OSSEA E ACABEI PERDENDO MEUS DENTES DA PARTE SUPERIOR(MAXILAR)MINHA DENTISTA ORIENTOU EM FAZER ENXERTO OSSEO (BOVINO) E IMPLANTE COM PORCELANA, PROCUREI ORIENTAÇAO COM (3) DENTISTA E OS TRES ME ORIENTARAM EM FAZER COM RESINA IMPORTADA TIPO TRILUX, A OUTRA ALEMA
    QUE EU ACABEI ESQUECENDO O NOME, ESSES TRES DENTISTA FALARAM QUE A PORCELANA E UMA CARGA MUITO PESADA QUE PRA MIM QUE VOU FAZER ENXERTO OSSEO E MELHOR ESSE MATERIAL IMPORTADO,ESTOU COM UMA DUVIDA CRUEL E COM MUITO MEDO DE TOMAR A DECISAO ERRADA POIS E UM TRATAMENTO CARO. PEÇO A SUA ORIENTAÇAO POR FAVOR ME AJUDE TO COM MUITO MEDO, MUITO OBRIGADA POR TUDO. PS.: PEÇO DESCULPAS PELOS ERROS DE PORTUGUES KKKK

  7. ando aflita, porque um parente, na terceira idade, está fazendo implante total com titânio e próteses de acrilato. Tenho lido sobre toxidade da liga de titânio, alumínio e vanádio e agora leio que o acrilato está ultrapassado. Será que ele poderá ter problemas? Se for possível responder por email

  8. fiz hum implante dentario segundo o dentista pino de titanio e o melhor implante titamax ti ex se alguém pode mim achudar agradeco

  9. Pode dar alergia algum desse material? Desde de que fiz implante percebo meu rosto sempre vermelho do mesmo lado. Obrigada.

    • Existe a possibilidade deste material causar alergia sim, especialmente nas pessoas que tem alergia ao níquel. Recomendo que você retorne ao consultório para relatar isso ao seu dentista e ele investigará se este sintoma se trata de uma reação alérgica.

Deixe um comentário

Close