A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Odontofobia – Tratamento dentário em pacientes com medo do dentista

FacebookEmailShare

 

Veja os recursos mais atuais que podem ajudar quem tem medo de dentista

 

A odontofobia (medo do dentista) ocorre com uma pequena porcentagem de pacientes,e pode ter intensidade variável. Em casos mais leves o paciente relata uma ansiedade leve, porém em graus mais acentuados pode haver taquicardia, sensação de pânico, transpiração excessiva, tonturas e desmaios.

Muitas vezes a odontofobia afasta o paciente do consultório odontológico por anos. Como consequência mais comum temos pacientes com graves problemas bucais como cáries e infecções periodontais, além de comprometimento estético do sorriso.

 

Existem casos de odontofobia com sintomas atípicos como enjôo, náusea excessiva, intolerância ao toque na boca. O tratamento dentário em pacientes odontofóbicos pode ser difícil até mesmo para procedimentos simples como moldagens, limpeza, restaurações. Em situações de fobias acentuadas um procedimento como implantes ou mesmo extrações dentárias podem ser impossíveis para o paciente.

Temos relatos em nossa clínica de pacientes que já relatavam taquicardia e transpiração ao simplesmente iniciar uma conversa com o dentista.

A origem psicológica da odontofobia está ligada a episódios traumáticos (trauma) que se fixaram na sub consciente do paciente, na maioria das vezes desde a infância. O tratamento do paciente fóbico pode ser feito com psicoterapia.

Em casos moderados de odontofobia onde os procedimentos dentários são necessários podemos lançar mão de um sedativo. Em nossa prática o Óxido nitroso foi abandonado por não apresentar bons resultados ao gerar uma sedação muito leve. A técnica realmente eficiente é a de sedação endovenosa EV, na qual o paciente permanece em estado de sonolência profunda durante o procedimento odontológico, que pode se estender por 4 horas de duração.
Em casos extremos onde mesmo sob sedação ainda o paciente se agita, indicamos a anestesia geral em ambiente hospitalar.

Pela dificuldade inerente ao tratamento dentário em um paciente odontofóbico, indicamos na maioria das vezes tratamentos mais simples e rápidos sob o sistema de day clinic.

Caso tenha mais dúvidas ou queira dar seu depoimento entre em contato conosco!

osseointegracao

ImplArt Implantes e Estética
www.implart.com.br
011 3262-4750

 

 

Palavras-chave: medo de dentista, sedação, anestesia geral, dentista, odontologia, sedaçao consciente, óxido nitroso, medo, dor, anestesia, implante, cirurgia, broca, sangue, spa odontológico, dental day clinic, odontofobia, odontofóbico, implante, pânico, panico

FacebookEmailShare

14 Comentários

  1. morro de medo de sentar na cadeira de um dentista,o que poderiam me indicar para eu fazer aqui em teresina ?

  2. Olá, eu achei interessante a abordagem deste assunto, eu tenho pânico de ir ao dentista e estou precisando ir com urgência, será que existem clínicas aqui no Rio de Janeiro com profissionais com essa especialidade, que saiba como atender pacientes com medo de dentista em grau maior? Obrigada

  3. Minha irmã foi vitimada por uma encefalite viral, provavelmente herpética, há 14 anos. Na época, com 45 anos, ela tinha os dentes muito bons. Todavia, ficou com sérias lesões no lobo frontal do córtex cerebral, que comprometeram sua fala, memória e lucidez. Suas funções motoras em geral, tanto as naturais quanto as aprendidas, foram preservadas. Entretanto, ela não deixa ser tocada nem pelos médicos e nem pelos dentistas. Nesse período de tempo, poucas vezes consegui tratar os seus dentes. Desse modo, em função da má escovação e do passar dos anos, quiçá em razão da medicação pesada que ela toma, seus dentes estão se deteriorando rapidamente, especialmente os da arcada dentária superior. Estou interessado em conhecer essa sedacão endovenosa, porque tenho medo de fazê- lo com anestesia geral, bem como funciona esse ” day clinic”, inclusive verificando a possibilidade de fazer um protocolo dentário, especialmente na arcada superior, onde tenho a impressão de que poucos dentes poderão ser aproveitados. Não conseguimos sedá-la nas formas rotineiras. Também é impossível fazer uma radiografia panorâmica na forma usual para verificar a extensão de seus problemas dentários. Como sou a única pessoa que cuida dela, e como sou bem mais velho, fico preocupado com o seu futuro e sua saúde em função da perda desses dentes. Tenho feito muitas pesquisas para a solução desse problema e continuo perdido. Gostaria, se possível, de uma orientação. Grato!

  4. retificando…………conhecer o funcionamento desse ” day clinic”……….

  5. Tenho fobia .. e no momento preciso urgente de ir ao dentista… e nunca fui ao dentista…. sempre fugi ! Sou do RJ e adoraria encontrar uma clinica especializada nesse caso!

  6. PRECISO DE UM DENTISTA URGENTE, EU MARQUEI CONSULTA MAS ACABEI FUGINDO DO CONSULTORIO, COMEÇEI A SOAR TREMER E ACABEI SAINDO DE FININHO…SOU ODONTOFOBICA PRECISO DE AJUDA, TEM ALGUM DENTISTA EM VINHEDO OU VALINHOS SP

  7. Boa noite . Tenho sérios problemas em ir ao dentista pois tenho ânsia de vômito só de olhar para o dentista kk fiquei mais de 15 anos sem ir ao dentista tive problemas em alguns dentes e aí o tão temido tratamento de canal optei pela sedação pois se não fosse assim perderia o dente foi mais tranquilo e recomendo muito.

    • Olá Andrea. Seu relato é muito importante. Em nossa prática diária lidamos com muitas pessoas que sofrem de Odontofobia, como você. A sedação endovenosa acaba sendo uma solução eficiente para boa parte desses casos. Lembramos que mesmo segura, a sedação endovenosa é feita por médico anestesiologista somente após avaliação clínica e uma entrevista com o paciente.

  8. Fiz um canal é uma restauração. A sedação endovenosa é feita pelo médico anestesista e pra mim foi a melhor opção .

  9. Olá gostaria de mais informações, pois na minha cidade Marabá Pará não tem tratamento pra pessoas assiassim.

    • Olá Erisnalda, tudo bem? Estamos localizados em São Paulo, mas em nossa clínica costumamos receber pessoas de todo o Brasil. Para pacientes de outros estados, montamos um planejamento especial. Se tiver interesse em saber mais detalhes, entre em contato conosco através do telefone (11) 3262-4750 ou pelo e-mail contato@implart.com.br. Abçs

Deixe um comentário

Close