A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

O que é e para que serve o Fragmento Cerâmico?

O que é e para que serve o Fragmento Cerâmico?
FacebookEmailShare

O fragmento cerâmico, assim como a lente de contato dental, é uma peça protética dental que serve para corrigir alguns defeitos nos dentes. A diferença é que a lente de contato dental é uma peça inteiriça que cobre o dente por completo, enquanto que o fragmento cerâmico é uma peça parcial se serve pra completar um dente quebrado ou para redesenhar quando esse possui uma forma inestética.

Quando uma pessoa tem uma fratura no dente, principalmente se ocorrer na parte frontal, costuma ficar assustada e achando que o dente nunca mais vai ter uma aparência natural. Mas o fragmento cerâmico é uma solução bastante versátil nesses casos, porque a cerâmica utilizada na odontologia é um material muito semelhante aos dentes naturais em resistência, textura e tonalidade.  Esse material também possui uma vantagem em relação às restaurações de resina, porque a cerâmica não é porosa e, portanto, resistente à pigmentação.

Existem ainda outras indicações do fragmento cerâmico:

  • Preenchimento de espaço entre os dentes (diastema) – algumas pessoas têm um espaço exagerado entre os dentes, que costuma incomodar quando ocorre nos dentes frontais. Os fragmentos cerâmicos podem ser instalados para aumentar a largura desses dentes e fechar esse espaço.
  • Aumento vertical dos dentes incisivos – dente curto pode ser uma caraterística do desenvolvimento, como também consequência de um desgaste mecânico. O fragmento cerâmico pode ser instalado para aumentar o comprimento do dente.
  • Correção de apinhamento ou assimetria dos incisivos – o fragmento cerâmico redesenha essas condições deixando o sorriso mais harmônico.
  • Correção de dente conóide – não se sabe ao certo o motivo, mas algumas pessoas desenvolvem um ou mais dentes em forma de cone (normalmente os incisivos laterais). Ele costuma ser muito menor que os outros dentes e deixa o sorriso inestético. O fragmento cerâmico pode aumentar esse dente e deixa-lo proporcional aos outros dentes (é preciso uma avaliação profissional para determinar se há espaço para essa aplicação).
  • Correção funcional – quando há um desgaste nos dentes caninos que cause disfunção na oclusão, o fragmento cerâmico pode ser indicado para reconstruir a estrutura desgastada e restabelecer a correta função.

 

Conheça a Clínica ImplArt

Em caso de dúvida, entre em contato conosco ou agende uma consulta. Ficaremos felizes em atendê-lo!
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

3 Comentários

  1. Preciso saber se e possible fazer fragments ceramics em um dente implantado?
    Pois tenho um implante onde o dente ficou pequeno e nao ficou tambem com a mesma espessura dos outros fico frustrada. Pq nao quero tirar esse implante trocar, porque ja sofri demais e queria voltar a sorriir sem get vergonha deste dente que ficou mto diferente dos outros.
    Agradeco

    • Sim, dependendo do material da prótese é possível fazer o fragmento cerâmico sobre ela, porém em alguns casos é mais fácil fazer a troca completa do dente.

    • Sim é possível fazer fragmentos de porcelana, bem como lentes ou facetas sobre dentes antigos, mas precisa ser avaliado pelo dentista.

Deixe um comentário

Close