A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

O Implante dental e o enxerto ósseo x Fumo

FacebookGoogle BookmarksEmailShare

Cigarro pode prejudicar a velocidade da osseointegração, causar perda de enxerto e provocar a rejeição do implante

Na rotina de uma clínica especializada em implantodontia, é muito comum receber pacientes fumantes. Na maioria das vezes o cigarro está presente há mais de 10 anos e em grande quantidade. Se houver combinação com higiene oral pobre o resultado pode ser catastrófico.

Os sinais e sintomas causados pelo cigarro são comuns:
- Dentes com mobilidade
- Dentes manchados pela nicotina
- Dentes que se movimentaram de sua posição original
- Sangue e pús na gengiva
- Raizes dentárias expostas
- Dores nos dentes

Enfim, sintomas clássicos de doença periodontal em estados variáveis, além de comprometimento estético.
O planejamento do tratamento na maioria das vezes envolve em primeiro lugar a remoção dos focos de infecção, como dentes cáries e tártaro. Em seguida são posicionadas próteses provisórias e são realizadas as restaurações. A reconstrução da boca, que é também chamada de reabilitação oral só ocorre depois que tudo está limpo.

fumo_e_implante_dentario

O fumante tem que saber de antemão que seu caso sempre será complicado, entre os motivos estão:
- perda óssea decorrente da infecção periodontal
- resposta de cicatrização lenta devido ao fumo
- comprometimentos estéticos como dentes manchados
- maior chance de perder implantes por rejeição
- maior chance de infecção em enxertos

 

As dificuldades biológicas fazem com que os tratamentos tenham sempre maior possibilidade de complicações e problemas. Por isso na maioria das vezes evitamos técnicas arrojadas como enxertos ósseos grandes, implantes com carga imediata ou rápida.
Orientamos o paciente a parar de fumar literalmente e a utilizar os artificios de quem quer parar de fumar por pelo menos 15 dias antes da cirurgia e até 2 meses depois de realizada. Isto não significa que os problemas do cigarro não podem atingir implantes depois de realizados. O FUMO É UM VENENO PARA A BOCA, e as fotos atrás das caixas de cigarro são verídicas, pelo menos podemos dizer para as da boca. Quando vejo um grupo de jovens fumando, o que é muito comum, já imagino que haverá ainda muitos pacientes para a implantodontia.
Hoje, por sorte, já temos em nossa clínica um bom histórico de pessoas que pararam de fumar para realizar seu tratamento dentário com mais segurança. Mas é claro, tudo depende do quão importante é o tratamento para a pessoa.

Um Abraço e Feliz 2011!

Dr Roberto Markarian

 

 

ImplArt Implantes Dentários e Estética
www.implart.com.br
011 3262-4750

 

 

Palavras chave: fumo, cigarro, fumante, implante, implantes, implantes dentários, enxerto, enxerto ósseo, ósseos, clínica, infecção, perda de implante, rejeição, cicatrização, dentes, gengiva, pús, perda óssea, atrofia, raizes expostas, mobilidade, estética, dor, fumantes, tabagismo, tabagistas, dente, dental, dentário, dentários, sem enxerto, perda óssea, massa, absorção óssea, reabsorção óssea, do osso

FacebookGoogle BookmarksEmailShare

68 Comentários

  1. Dr.Roberto, estou pensando em fazer implantes e sou fumante; estive pesquisando seu site e me deparei com as consequências do cigarro que muitas vezes fazemos vistas grossas, muito bom o site , já é um incentivo a mais para parar de fumar, pois fumo a 25 anos e já senti uma grande diferença do que eram meus dentes anos atrás e o que são hoje. Parabéns e obrigado.
    um grande abraço

    • Caro Vanderlei,

      As informações do site são todas verídicas. O fumante raramente chega à terceira idade com todos os dentes na boca. Espero que pare de fumar.

    • Vanderlei faça o implante pois foi a melhor coisa q fiz e pare de fumar pois para fazer implante é melhor nao fumar.
      Boa sorte

  2. ola…fiz um enxerto ..tirei o menton pra colocr no incisivo central,passado 8 dias,o osso e o parafuso ficou exposto e eu fumava muito..sera q ficou expost devido ao cigarro?e eu tive q fazer uma nova cirurgia,o dentista disse pra mim nao fumar…hj faz 4 dias q nao fumo e 4 dias q fiz aa cirurgia,queria saber ate qnd devo ficar sem cigarro…e o q posso faezr pra nao rejeitar meu enxerto..agradeco…abracos!!

  3. Dr. Roberto,
    Boa tarde! Fiz implantes da arcada superior total, o dentista me orientou sobre os problemas que o fumo pode causar, dei muita sorte pois já fazem 2 meses que coloquei os dentes definitivos, não parei de fumar em momento nenhum do tratamento, já fui fazer uma limpeza, pois segundo ele, como sou fumante tenho que ir de 3 em 3 meses, ele me orientou novamente sobre o cigarro, estou muito preocupada. Posso perder estes implantes que fá foram feitos? Vou fazer da arcada dentária inferior. Por gentileza agradeço esclarecimentos. Seu site está muito bom, parabéns!
    Aguardo resposta.
    Cristina

    • Existem inúmeros estudos que mostram que a chance de um fumante perder o implante é muito maior do que um paciente não fumante. Quando pensamos em enxerto ósseo muitas vezes prefiro não realizar.
      Já realizei muitos tratamentos em pessoas que não pararam de fumar e a maioria deu certo, porém alguns realmente dão errado e é muito frustrante tanto para o paciente quanto para o dentista.
      Você deve sim realizar um acompanhamento de perto com o dentista, realizando limpezas periódicas mais freqüentes.
      Obrigado pelos elogios.

  4. Nesta semana removemos 7 implantes de uma paciente que fuma 2 maços de cigarro por dia. O seio maxilar estava cheio de pús e muco e o osso estava poroso e frágil.
    Tenho certeza de que a principal causa de insucesso foi o fumo.
    Em breve postarei fotos do caso.
    Se quiser implantes para toda a vida, não fume!

  5. Fiz extração de todos dentes da arcada superior, da inferior ficou apenas 3 dentes, gostaria de fazer implante inferior em zirconia 10 dentes em 4 implantes sendo 2 inclinados, e os da arcada superior da mesma forma, gostaria saber se posso enviar uma tomografia panoramica para um orçamento, ou há necessidade de uma consulta pessoalmente, pois gostaria de ter uma ideia de preço para o tratamento, pois sou de Santa Catarina. Obrigado Aguimar

  6. Boa tarde Dr.Roberto
    Sei que o cigarro não combina com implante e enxerto porém minha duvida é:
    fumo em média 6 a 8 cigarros por dia, venho tentando parar mas, não é fácil.Com a quantidade de cigarros que fumo terei problemas com meus implantes e o enxerto que fiz?
    Desde de já agradeço.
    Alice

    • Olá Aline,
      Qualquer quantidade de cigarros irá prejudicar a sua cicatrização de forma proporcional.
      Acho impossível prever se terá problemas, melhor seria parar por alguns meses para garantir que não irá interferir. Não consegue fazer esse esforço? Um Abraço

  7. Fiz enxerto na arcada superior com osso ilíaco e a gengiva não fecha, foi dado ponto cinco vezes e o dentista abriu e tentou remover o osso mais como já faz 28 dias a parte de cima está grudada e ele tentou arrancar e não conseguiu…ele desgastou a parte que estava em decomposição limpou tudo e costurou de novo , estou aguardando para ver se Deus me abençoa que agora fecha , ele nunca teve nenhum caso igual o meu.
    Por favor, me responda se no seu tempo de experiência já aconteceu isso com algum paciente?
    Meu dentista tem 20 anos de profissão e tem feito de tudo para resolver minha situação que está desgastante, tenho medo de perder minha vida por causa desse enxerto, pois tenho que tomar antibiótico e sei que vai causar outros tipos de problema, sem contar que estou fraca por não consegui comer normal somente batida no liquidificador.
    Não sou fumante, nao tenho nenhuma doença, por favor me ajude a achar a causa da gengiva nao fechar.

    • oi
      eu fiz enxerto osseo e minha gengiva nao fechava e o osso ficava exposto, depois da terceira cirurgia na gengiva ela fechou. Calma entendo vc pois eu fiquei desesperada mas ja terminei o meu tratamento e to mto feliz

  8. Kayane,

    Os enxertos ósseos podem apresentar falhas. Normalmente quando um enxerto não fecha, acaba se infectando e o organismo não o aceitará. Isto não tem a ver com o dentista que com 20 anos de profissão já deve ter adquirido o treinamento necessário.
    Tome sim todos os medicamentos que forem recomendados principalmente os antibióticos.

  9. Doutor obrigado pela resposta continuando o meu caso um lado já faz 12 dias que fechou e o outro nao fechou, minha dúvida é esse lado que fechou mesmo tendo perdido um bloco contaminado vai ter sucesso?
    Outra pergunta: Corre risco de esse enxerto contaminar meus dentes e eu ter que extrai-los???
    Fico no aguardo.

    • Se perder um bloco de enxerto ósseo seu dentista deverá decidir se fará outro.
      Normalmente um enxerto contaminado não afeta os dentes vizinhos, o enxerto é expelido pela gengiva.

      • Doutor muito obrigado pela rapidez das respostas!!! tem me ajudado muito!!!

  10. Boa noite doutor por favor me esclareça algumas dúvidas : fiz enxerto osseo na arcada e como foi desgastado e suturado 04 vezes e não fechou completamente, meu dentista falou que vai fechar com segunda intenção, com quantos dias isso acontece?Estou ansiosa…pois tenho medo que haja infiltração e danifique todo o enxerto.
    Outra pergunta: Quantos meses vc espera o enxerto incorporar para fazer os implantes?
    Somente uma Panoramica é essencial para saber se incorporou ou tem que fazer tomografia?

    • Iza,

      Algumas vezes pode haver exposição de material de enxerto na boca e o material pode ser recoberto, porém outras a gengiva não fecha mesmo.
      O fechamento é um bom sinal, enquanto que a abertura da gengiva requer cuidados.
      Em minha experiência somente em poucos casos houve fechamento por segunda intenção.
      Na maioria das vezes que um pedaço de osso fica exposto na boca ele se contamina pelas bactérias e pelo menos uma parte dele é perdida nesse processo, pois o corpo não o absorve. Porém nem tudo é perdido principalmente se a quantidade de material enxertado for abundante.
      O enxerto de osso pode ser refeito ou corrigido, e podem ser utilizadas regiões vizinhas para a instalação de implantes dentários.
      O caso tem que ser avaliado com calma pelo especialista.

      Nós esperamos entre 6 e 9 meses para inserir os implantes dentários.

      Tem que fazer a tomografia sim, é o único modo de ver se o enxerto se incorporou sem precisar de uma cirurgia.

  11. Bom dia.

    Minha mãe parou de fumar a mais de 15 anos. Ela tem 63. Haveria complicações decorrentes do fumo. Ela não possui dentes na parte superior e apenas os seis centrais na parte inferior.

  12. ola, doutor fiz um implante hj e ja fumei , vou ter algum problema depois:

    • Priscila

      O primeiro mês após a realização do implante é crítico para a cicatrização. Recomendo fortemente que você pare o fumo ou diminua drasticamente. Se você fumar, não é possível dizer que haverá um problema, mas aumentam as chances.

  13. Ola Doutor!

    Tenho 2 implantes um inferior e outro superior.O inferior ótimo.Mas o superior estava dando um gosto amargo na boca, o dentista indicou water pik, ajudou muito pouco, fui em outro profissional que sugeriu a substituição da protese com componente de zircone, foi feito, mas continuo sentindo este gosto ruim…Detalhe o implante foi colocado inclinado(pode ser este o problema?).Meu pavor é ter que remover o implante, qual sua opinião, tenho chance de corrigir este gosto sem reimplantar? No aguardo Obrigada

  14. agradecia que me dissesse se é normal que, apos uma semana de enxerto osseo para implante de um dente superior, se veja uma parte branca no sitio dos pontos.

    Obrigada pela atençao

    Odete Cordeiro

  15. tirei um dente e o dentista colocou emplante imediato tem 8 dias ,voltei la e ele tirou a coroa deixou so implante pois estava doendo; fiquei mais 5 dias nao parou doer voltei la ele tirou o emplante tava com infeççao limpou fez enxerto ossos deu ponto e mandou eu vir embora estou tomando antes enframatorio nao passou antibiotico esta certo dr.to com muito medo de complicaçaes futuras ,ok devo fazer?minha gengiba ta dolorida qual e tratamento certo?mi resp assim q puder estou com muito medo

  16. dr tinha uma cora q trincou e o dentista estraiu dente e colocou implante imediato so q havia uma infeççao e nao parou de doer voltei la ele tirou implante fez enxerto osso mandou toma so tilax mas minha gengibe continua doendo?nao teria q tomar antibiotico?estou muito preocupado\oque tem ser feito dr;;mi ajude por favor to com medo

  17. ja tem 4 dias q retirou implante e nao para de doer dr;

  18. Dr. Fiz a extração de um dente e coloquei o enxerto osseo na segunda feira dia 23/07 hj na quinta dia 27/07 fumei meio cigarro pois nao estava mais agüentando será que pode acontecer alguma coisa? Logo em seguida escovei os dentes e passei o periogard, e só para fixar pelo que estou vendo esta bem fechadinho e a gengiva esta bOnitinha. E outra o dentista pois um provisório grudado nos outros dois dentes, então esta protegido pelo provisório tb! Dr me responda estou anciosa.

  19. Dr. fiz 5 implantes sendo que dois não deram certo e foram retirados, agora vou enxertar e implantar. Não sou fumante o que pode ter acontecido um implante superior e 01 inferior não deram certo, por favor me responda?

  20. Bom dia, qual o valor acessível aprox para uma cirurgia de implante ósseo retirando osso da bacia ? se possivel detallhado: xR$ de hospital, x disto e x daquilo.

    E tb custo de implanet de toda a denticao superior para pessoa de uns 40 anos. Valores aprox = o que seria um PREÇO BAIXO mas com BOA QUALIDADE.

    Obrigado, Eduardo

  21. Dr. Roberto

    Uso aparelho ortodôntico há muitos anos…Antes de por o aparelho o dentista da época percebeu uma fístula em minha gengiva. Limpou, fez cirurgia mas não obteve sucesso, pois estava com uma perda óssea e foi feita a extração do dente que não conseguiram salvá-lo. Passou o tempo eu coloquei o aparelho ortodôntico para melhorar a má posição deles pois a diagnose que os especialistas fizeram é que a perda óssea foi devido a isso. A ortodontista que me tratou fez a burrice de extrair os pré molares 2 de cima e dois inferiores. Acontece que os espaços não fechavam e eu troquei de dentista. O atual ortodontista alinhou os meus dentes na linha média etc, mas ficou faltando um espaço que cabia um dentinho que teria que ser implantando. Isso se transformou na pior desgraça da minha vida porque no ano passado fiz o primeiro implante desse espaço com carga imediata e fiquei por horas com a boca aberta esperando fazer o provisório da carga imediata. Detalhe: não me prescreveu o antibiótico porque achou que não tinha necessidade. O local do implante inflamou infeccionou e eu o perdi.Depois que cicatrizou, o Dr. fez um enxerto com osso sintético e fez outro impante,só que desta vez sem carga e com antibióticos. Mesmo assim apesar de ótima cicatrização não segurou e o titânio caiu na minha boca. Perdi todo o resto do osso que tinha e mais o do dente vizinho… o que está segurando o dente atingido é o aparelho, pois se tirá-lo, não tem o que segure. Procurei outro especialista e ele me deu a única opção:1 passo – extrair o dente que foi afetado e fazer um enxerto; 2) fazer um enxerto com osso da mandíbula, 3) outro enxerto pra dar altura etc… Ou seja: 3 cirurgias de enxerto mais uma extração.
    Estou a ponto de enlouquecer pois tenho medo de não dar nada certo. O que eu faço? Me dê a sua opinião por favor! Preciso de ajuda.
    Obrigada.

  22. fiz enxerto a 1 mes e ja abriu 3 vezes os pontos e o dentista falou que vai ter que remover o enxerto, nao queria ..sera que tem outro jeito de nao perder o enxerto. ja tomei 3 tipo de antibiotico e estava imflamado mas agora sinto que esta melhor a inflamaçao ..nao esta inchado mais sera que agora se fechar nao vai abrir mais..so dura 1 semana fechado e abre de novo ele ja desgastou o osso do enxerto e mesmo assim abriu de novo…fiz o procedimento na associaçao dos dentista..( a p c d ) fui como cobaia sera por isso que nao deu certo pois quem fez foi um dentista que estava fazendo o curso ..tinha um proficional que pouco perto ficou …na hora da cirurgia ouvi ele dizer..mexeu mexeu..outra hora ..acabou soro nao tem soro sera por isso??

    • Marcia, ao ser submetida a um tratamento com estudantes existe maior margem de erro, sem dúvida. Se a gengiva abre e expõe o osso é praticamente certo que aquela camada de enxerto se contaminou e provavelmente está perdido, devendo ser removida o mais rápido possível.

  23. Excelente post continue o bom trabalho

  24. fiz enxerto a 1 mes e abriu 3 vezes e o dentista me disse que perdi o enxerto pois estava com infequiçao e tomei 3 tipo de antibiotico …ele vai retirar agora dia 21 11 12 estou muito triste…sera que tinha que retirar mesmo…porque nao deu certo

  25. Olá Dr. excelente seu blog, muito completo.
    Tenho uma duvida, apenas nas extrações de raízes pequenas seria necessario parar 15 dias antes e só voltar 2 meses depois? Ou isso vale apenas para implante?
    Outra coisa, meu pai precisa fazer uma limpeza e tem essas extrações para fazer. Existem alguns cardiacos na familia. Precisa tomar antibiotico antes?

  26. fiz um implante dentario e fiquei com um gosto amargo na boca, escovo os dentes varias vezes por dia uso fio dental,escovinhas especiais ,e o gosto permanece, ja fiz tudo que poderia fazer voltando na crinica converssando com o dentista e nem eles sabem o que é. esta ficando insuportavel,fiz os implante na faculdade de odontologia de campos dos goitacazes,rj. gostaria de ter uma resposta .

  27. DR estou fazendo um implante tipo protocolo
    esta indo tudo bem mas em um desses implantes estou sentindo um certo desconforto, uma pequena dor, sera que é porque ainda nao cicatrizou direito levando em conta que tem apenas 3 meses que realizei o implante

  28. Doutor, dia 19 de fevereiro fiz um enxerto ósseo em outra clínica na parte superior esquerda, a cirurgia em si correu tudo normal, sendo usado osso meu e de banco doador, o meu dentista receitou-me 6 (seis) comprimidos de “azitromicina 500 mg,” e profenid, mesmo assim tive um grande hematoma com roxeamento facial, para mim isso foi normal devido ao uso de 2 comprimidos de ASS que faço uso diariamente e também antecoagulante (Clopdogrel).
    Só que no segundo dia pós cirurgia ocorreu um sangramento grande nasal e a partir daí uma infecção purulenta e muito fétida, para isso me foi receitado um liquido para lavagem nasal onde contém iodo e antibiótico para uso tópico. Não surtiu efeito, a cada dia aumentando o mau cheiro e a quantidade de purulência.
    Ontem dia 2 de fevereiro décimo primeiro dia pós cirurgia, foi feito uma nova incisão e lavagem local, me foi recomendado que seguisse com o uso do liquido de lavagem mais o CLAVULIN 875. Hoje amanheci ainda com muita purulência contendo sangue,
    Gostaria de saber se esse procedimento está correto, meus filhos estão com medo querendo q eu vá a um hospital.
    Obrigada, aguardo resposta.

  29. eu fiz enxerto de osso faz 20 dias, e vou fazer implante e sou fumante,até agora eu não senti nada e não tive nem um problema, eu posso ter problema se eu continuar fumando?

    • Marcia, o cigarro faz muito mal para os enxertos ósseos. Que bom que não sentiu nada de estranho. Provavelmente irá cicatrizar corretamente porém o enxerto demora 6 meses para cicatrizar e seria bom esperar mais um pouco para voltar a fumar.

  30. Doutor, assim como a Marli Vilela, fiz um implante e enxerto há cerca de 8 meses, e continuo sentido um gosto amargo diariamente. Meu dentista trocou a prótese, melhorou um pouco e ainda esta muito desconfortavel. Posso estar perdendo o enxerto?

  31. Olá dr. Fiz 4 implantes, na parte inferior, dos pré molares, no dia da cirurgia, eu tinha que extrair os dentes, e o Dentista, ia colocar os pinos
    dos implante, o que ocorreu é que mesmo ele aplicando anestesia, eu quase morri de dor. na hora que ele foi perfurando o osso. Perguntei a ele o por Que? ele disse que não sabia, agora estou apavorada, por que será que isso aconteceu?
    desde já obrigada!!

  32. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE IMPLANTE

  33. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE IMPLANTE

  34. GOSTARIA DE SABER QUAL E A MELHOR PRÓTESE MÓVEL OU FIXA
    L

  35. GOSTARIA DE SABER QUAL E A MELHOR PRÓTESE MÓVEL OU FIXA
    L

  36. Olá Boa tarde, eu fiz uma restauração total á minha boca vai fazer quatro anos e desde aí nunca tive qualquer problema só de há 3 dias para cá comecei a sentir uma dor tipo moinha no sitio onde tenho o implante da minha ponte de 3 dentes, sou fumante e gostaria de saber o que posso fazer, estou assustada pois até hoje nunca tinha sentido nada disto, ando a tomar analgésicos para me tirar a dor mas quando passa o efeito ela volta, estou desesperada….

  37. Olá! Boa noite! em janeiro eu fiz o enxerto ósseo da parte superior total, tive uma tremenda infcção que foi mais ou menos controlada um mês depois. Agora em julho coloquei os pinos e aparentemente vejo a parte óssea exposta é normal isso ou não? Hoje faz apenas cinco dias que coloquei os pinos, mas durante os 6 meses de que eu fiz o enxerto dois blocos ósseos ficaram expostos. Se possivél gostaria de esclarecimento.

  38. Retornando, não fumo nem bebo.

  39. Olá Neusa, visite nosso site a aprenda mais sobre implantes dentários http://www.implart.com.br

  40. Olá Neusa, visite nosso site a aprenda mais sobre implantes dentários http://www.implart.com.br

  41. ola Dr. Bom, vou relatar o que está acontecendo, estou muito preocupada, embora meu dentista disse que é normal, preciso de uma opinião de um profissional como vc. Vamos la, fiz três implante com enxerto, na parte superior, tudo ocorreu como esperado, inchaço nos 3 dias após a cirurgia, ficou muito dolorido no local dos pontos por vários dias. Após uns 10 dias da cirurgia, começou a dar umas ferruadas no local, mas o dentista não pode me atender, e assim, me recebendo 15 dias após a retirada dos pontos, ou seja, 21 dias após a cirurgia, nesse periodo apareceu uma fístola que junta pús, fui orientada a fura-la em casa com agulha esterilizada para retirar o pús e fazer bochecho com agua oxigenada pura volume 10, e não quiz passar antibiótico, dizendo que é normal,e que a infecção era somente superficial na gengiva, passou 15 dias e não sarou a fístola, assim passando antibiótico, clavulin BD,por 7 dias, não sinto dor, as vezes uma leve pontada no local, estou ficando muito preocupada e com medo de perder o implante ou os implantes. Com sua esperiência, estas fístolas é normal acontecer? corro o risco de perder todo o trabalho feito? espero anciosa pela resposta, pois o dentista quer me ver só daki um mês. Agradeço desde ja sua atenção.

  42. bom dia, Dr. bom o meu caso em bem parecido com outros que li aqui mesmo, e mesmo assim tenho muitas duvidas e preocupações, fiz um enxerto ósseo (banco de ossos) já há mais de três meses tudo esta muito bem até que depois de dois meses um dos blocos se expôs, volteia minha médica que fechou novamente, abriu de novo e ela fez novamente o procedimento três dias depois se abriu ou seja se abriu três vezes o mesmo local e agora ao cair os pontos exatamente hoje esta aberto. segundo minha médica vamos fechar novamente e que o único risco e termos que fazer este procedimento varias vezes até que se feche…porque o osso já esta integrado segundo ela. minha preocupação e que não se feche ou que haja rejeição deste bloco…
    o que fazer? corro risco de perder este bloco ou todo o enxerto? se o osso esta integrado o que fazer pra que se feche a gengiva? me ajude, por favor.

    no aguardo,
    obrigado.

  43. O seu comentário está aguardando moderação.

    bom dia, Dr. bom o meu caso em bem parecido com outros que li aqui mesmo, e mesmo assim tenho muitas duvidas e preocupações, fiz um enxerto ósseo (banco de ossos) já há mais de três meses tudo esta muito bem até que depois de dois meses um dos blocos se expôs, volteia minha médica que fechou novamente, abriu de novo e ela fez novamente o procedimento três dias depois se abriu ou seja se abriu três vezes o mesmo local e agora ao cair os pontos exatamente hoje esta aberto. segundo minha médica vamos fechar novamente e que o único risco e termos que fazer este procedimento varias vezes até que se feche…porque o osso já esta integrado segundo ela. minha preocupação e que não se feche ou que haja rejeição deste bloco…
    o que fazer? corro risco de perder este bloco ou todo o enxerto? se o osso esta integrado o que fazer pra que se feche a gengiva? me ajude, por favor.

    no aguardo,
    obrigado.

  44. Boa tarde Dr.
    Li ai várias perguntas, sobre que passou por uma cirurgia e fez
    enxerto ósseo e ainda não parou de fumar. Estou nesta mesma dificuldade,
    já diminui bastante. Minha pergunta é: depois do enxerto ósseo, meu dentista
    já fez 7 implantes no mesmo dia.ele diz que só depois de 6 meses. colocará o implante provisórios dos dentes. Estou usando uma prótese muito desconfortável, estou me alimentando só com sopinhas isto é muito complicado.Este implantes provisórios com eles poderei me alimentar normal?
    Aguardo resposta e desde de já lhe agradeço.
    Att:Orleide

  45. qual é o tempo certo para por o implante após enxerto ósseo?

  46. Em geral o tempo é de 6 meses.

  47. Boa tarde Doutor, preciso esclarecer uma dúvida, eu vou começar daqui a 3 dias um tratamento ortodôntico, sou fumante a gostaria de saber se é real a possibilidade de perca de osso devido a movimentação dos dentes e o cigarro. Agradeço desde já.

Deixe um comentário