A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Não confunda implante com prótese convencional

Não confunda implante com prótese convencional
FacebookEmailShare

Você sabia que implante dentário e prótese convencional (coroa, também conhecida como pivô) são coisas diferentes?

As coroas são próteses totais ou parciais que podem ser cimentadas em dentes previamente preparados com a finalidade de reabilitar dentes que foram parcialmente ou inteiramente danificados (normalmente por cárie avançada, doença periodontal avançada ou fratura grave). As coroas completas também podem ser fixadas sobre implantes dentários.

As coroas são habitualmente confeccionadas em porcelana, material altamente resistente e que imita bem a função, textura e cor dos dentes naturais. Podem ter reforço interno metálico (metalocerâmica) ou não metálico (Metal-free em zircônia).

A diferença entre os dois, é que o implante substitui a raiz dentária e tem a função de sustentar a prótese fixa sobre ela, enquanto que as coroas cimentadas sobre dentes ainda utilizam a sustentação da raiz natural.

 

Conheça a prótese projetada por computador.

 

Uma é melhor que a outra?

Depende da situação. A indicação do procedimento adequado é feita em situações distintas. A coroa cimentada sobre dente é indicada quando o dente ainda pode ser mantido, ou seja, a polpa (raiz) dentária esta preservada ou tratada por canal. Neste caso, a coroa serve para substituir a região comprometida da superfície dentaria.

Coroa em porcelana, pronta para ser colada sobre o dente

 

O implante é utilizado para cumprir a função da raiz dentária na ausência do dente ou quando a extração dele é inevitável (não respondeu ao tratamento de canal).

 

Qual é a diferença na execução dos dois procedimentos?

A aplicação da coroa dentária sobre dente é simples. O dentista faz uma limpeza da superfície dentária comprometida e realiza um desgaste no dente até que fique em um determinado formato, mas preservando a polpa. Em seguida retira um molde da região para enviar ao laboratório protético, que faz a coroa de acordo com essas medidas. A prótese finalizada é colada com cimento odontológico no dente preparado.

Os implantes dentários são colocados em duas etapas, a primeira é a cirurgia de inserção dos pinos no osso. A segunda etapa é a fixação das próteses sobre os implantes que é feito dentro de 3 a 6 meses, mas o paciente fica com uma prótese provisória nesse período. Esse tempo necessário para fixação da prótese sobre o implante é variado, porque depende do processo cicatricial de cada paciente.

Agende uma consulta e conheça a Clínica ImplArt e a nossa equipe especializada em implantes dentários. Ficaremos felizes em atendê-lo!

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

Deixe um comentário

Close