A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Limpeza e Manutenção de Implantes Dentários e Próteses

Limpeza e Manutenção de Implantes Dentários e Próteses
FacebookEmailShare

Uma boa higienização oral faz parte dos cuidados que se devem ter para preservação de Implantes Dentários

 

O conjunto de Implantes Dentários e Próteses são indiscutivelmente a melhor substituição para devolver a autoestima e segurança na mastigação em pessoas que perderam um ou mais dentes. No entanto, é necessário que o paciente siga alguns cuidados para que esse conjunto funcione bem por muitos anos e para que se evitem doenças na região do implante. Veja a seguir alguns desses cuidados.

 

Higiene bucal

Diferente do que muita gente pode pensar, os cuidados com a higiene da prótese e implante dentário devem ser exatamente os mesmos que se tem com dentes naturais. A higienização inadequada pode desencadear, por exemplo, o acúmulo de placa bacteriana em implantes e causar inflamações nas gengivas e mucosas (gengivite e mucosite) ou nos tecidos ao redor do implante (periimplantite), que em casos agravados podem levar a perda do implante.

 

Dicas para uma boa higienização oral e da prótese:

Use escova de cerdas bem macias
Em alguns tipos de implantes e próteses podem ser usadas as escovas interdentais ou unitufos
O creme dental pode ser o habitual ou um de preferência do seu dentista
Escove com movimentos suaves
Divida a escovação por áreas. Isso inclui parte interna, externa e superfícies de mastigação
Escovar língua e gengivas
• Repetir esses passos após cada refeição
Utilizar o fio dental regularmente e com a mesma cautela quando utilizadas em dentes naturais (fios do tipo passa fio ou floss são os melhores para cuidados do implante). Em próteses sobre implante (do tipo protocolo), o fio dental é o grande aliado para higienização entre prótese e gengiva, e espaço entre implantes
Enxaguantes bucais podem ser utilizados, porém com recomendação do dentista. Alguns tipos de enxaguantes contêm componentes que podem prejudicar o material da prótese
Se você tem dúvida de como escovar bem a prótese ou no uso do fio dental, peça orientação ao seu dentista.
Leia mais: dúvidas frequentes sobre Implantes Dentários

 

limpeza de implantes

Exemplo do uso da escova interdental para higienização

entre prótese e gengiva e entre implantes

 

Manutenção do Implante e Prótese

O paciente submetido a colocação de implantes dentários e próteses jamais deve deixar de frequentar o consultório odontológico. O intervalo entre as consultas é decidido pelo dentista, pois em cada caso as necessidades podem ser diferentes. Na consulta o dentista irá verificar se a higienização do dia a dia está sendo corretamente executada. Além disso, ele pode indicar uma limpeza profissional (profilaxia) e em alguns modelos de implantes, o dentista poderá até mesmo desencaixar a prótese para fazer uma limpeza completa. Nessa consulta o dentista também pode realizar pequenos ajustes de parafusos e na mordida ou solicitar exames radiográficos para monitorar os implantes.

 

Hábitos que devem ser evitados a partir da colocação do Implante Dentário
Mastigar objetos duros, como tampa de canetas
Fumo
Bruxismo (hábito de ranger os dentes e que tem solução). Recomenda-se o controle desta condição.

 

Fique atento!
Sangramento ou alteração de cor nas gengivas ao redor do Implante Dentário, dor, inchaço, mobilidade do implante são sinais de que algo pode estar errado com a limpeza e manutenção. Nesses casos, não deixe de procurar imediatamente um dentista.

 

A Clínica ImplArt é pioneira em colocação de Implantes Dentários, com mais de 5000 procedimentos bem realizados. A nossa equipe é capacitada a acompanhar o seu caso, desde a necessidade e a indicação do Implante como solução na ausência de um ou mais dentes até a preocupação na manutenção e preservação do implante e saúde oral ao longo dos anos. Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em procurar solucionar o seu caso.
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

2 Comentários

  1. Gostei! Ajudou-me muito.

Deixe um comentário

Close