A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Implantes dentários que não deram certo

Implantes dentários que não deram certo
FacebookEmailShare

Quais as consequências para implantes dentários que não deram certo?

Os Implantes Dentários alcançaram um alto nível de qualidade, tanto nos materiais utilizados, quanto no domínio das técnicas por parte dos profissionais implantodontistas. Isso faz com que os procedimentos sejam cada vez mais seguros e com baixíssimas taxas de insucesso.

A porcentagem de sucesso hoje em dia passa dos 90%, mas há uma variação nessa porcentagem dependendo da região onde é realizado o implante. A chance de insucesso em implantes colocados na parte superior da arcada dentária é ligeiramente maior que na parte inferior.

O bom profissional trabalha para que a chance de insucesso seja quase inexistente, porém, mesmo sendo raro, em alguns casos o implante pode não dar certo.

Em parte dos casos onde há chance de insucesso, o profissional implantodontista consegue identificá-lo com antecedência e deixa o paciente ciente dessa possibilidade, normalmente com um segundo plano para tentar solucionar o problema (já que há solução para muitos casos de perda de implante). A cirurgia nesses casos só é feita depois de avaliar todas as alternativas.

 

Principais motivos que podem levar a perda do implante:

  • Quando não houve a osseointegração esperada;
  • Má qualidade óssea ;
  • Superaquecimento no osso durante a colocação do implante ;
  • Infecções ou doença periodontal em torno do implante (geralmente ocasionada por higiene oral precária);
  • Pouca densidade óssea – não houve osso suficiente para sustentação do implante e o osso pode rachar;
  • Paciente com patologias sistêmicas – exemplos: diabetes, osteoporose;
  • Maus hábitos do paciente - tabagismo, bruxismo (ranger de dentes) ou morder objetos duros, como tampas de caneta.

 

O primeiro sinal de que o implante não foi bem sucedido é quando ele apresenta mobilidade já nos primeiros meses após a cirurgia. Por menor que seja a mobilidade, é necessário que se tome as providencias imediatamente porque a mobilidade é progressiva e tende a aumentar.

Outros sinais de insucesso no implante dentário: dor, inflamação na gengiva ou sangramento.

 

Saiba mais sobre Implantes Dentários

 

Casos em que há soluções na perda do implante

Se o implante for perdido por falta de osseointegração, pode-se refazer o implante com o mesmo calibre depois de alguns meses ou colocação de um implante de calibre maior, pois o osso se forma novamente sozinho, para alcançar uma área maior no osso do paciente.

É necessário que o paciente tenha paciência se houver a perda de um implante. Na maioria dos casos existe solução, porem é preciso esperar a reação natural do organismo para que o osso se regenere e torne possível o reimplante.

 

O que é fundamental para o sucesso do Implante?

É preciso que o profissional implantodontista seja bem treinado e tenha domínio das técnicas, e que os materiais utilizados sejam de boa qualidade. Mas também é necessária a colaboração do paciente e que ele tenha consciência do papel dele nos resultados. Essa dupla é a principal responsável para que tudo dê certo e permaneça assim.
Principais pontos que garantem o sucesso de um implante dentário:

  • Deve ser realizado por um dentista especialista em implante dentário sério (implantodontista);
  • Os materiais utilizados para os implantes e próteses devem ser de boa qualidade;
  • O paciente seguir rigorosamente as instruções de medicação, alimentação e higiene oral no período pós-operatório;
  • O paciente ter cuidado com a mastigação nos primeiros meses. O esforço na mastigação deve ser leve no início e ir aumentando aos poucos;
  • O profissional implantodontista esperar o tempo correto para colocação da prótese definitiva e que ela seja adequada ao modelo do implante;
  • O paciente não fumar depois de colocar o implante;
  • O paciente deve se comprometer em comparecer as consultas de manutenção no tempo determinado pelo implantodontista.

 

Se as recomendações forem respeitadas e o implante for colocado por um profissional especializado, a expectativa é que o(s) implante(s) supra(m) a falta do(s) dente(s) funcionalmente e esteticamente por muitos anos.

 

Conheça a Clínica ImplArt. Nossa equipe especializada já realizou mais de 5000 implantes dentários com ótimos resultados e pacientes realizados. Entre em contato conosco e agende uma consulta:


(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

6 Comentários

  1. Fiz um implante mas nao ficou natural,a gengiva ficou roxa fiz uma outra cirurgia para tirar o roxo mas nao saiu,gostaria de saber se tem jeito no meu caso

  2. Sofro muito com ima Ponte fixa e implants tinha pouco recurso na parts superior nao tinha nenhum dente o dentists pode fazer um milagre

    • Olá Leda, eu precisaria conhecer mais detalhes do seu caso para opinar sobre um tratamento mais adequado as suas condições ósseas.

      • Estou em tratamento de implante,, ten um mês q fiz a colocação dos pinos,,o uso da próteses provisória pode atrapalhar o sucesso do implante?

        • Olá Sônia, obrigado pelo contato. Normalmente não, se o seu dentista usou esta técnica é porque ele concluiu que você teria uma boa resposta ao tratamento. Provavelmente ele também lhe deu as orientações sobre mastigação e higiene oral nesta fase, então a principio não há com o que se preocupar.

Deixe um comentário

Close