A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Implantes dentários que não deram certo

Implantes dentários que não deram certo
FacebookEmailShare

Quais as consequências para implantes dentários que não deram certo?

Os Implantes Dentários alcançaram um alto nível de qualidade, tanto nos materiais utilizados, quanto no domínio das técnicas por parte dos profissionais implantodontistas. Isso faz com que os procedimentos sejam cada vez mais seguros e com baixíssimas taxas de insucesso.

A porcentagem de sucesso hoje em dia passa dos 90%, mas há uma variação nessa porcentagem dependendo da região onde é realizado o implante. A chance de insucesso em implantes colocados na parte superior da arcada dentária é ligeiramente maior que na parte inferior.

O bom profissional trabalha para que a chance de insucesso seja quase inexistente, porém, mesmo sendo raro, em alguns casos o implante pode não dar certo.

Em parte dos casos onde há chance de insucesso, o profissional implantodontista consegue identificá-lo com antecedência e deixa o paciente ciente dessa possibilidade, normalmente com um segundo plano para tentar solucionar o problema (já que há solução para muitos casos de perda de implante). A cirurgia nesses casos só é feita depois de avaliar todas as alternativas.

 

Principais motivos que podem levar a perda do implante:

  • Quando não houve a osseointegração esperada;
  • Má qualidade óssea ;
  • Superaquecimento no osso durante a colocação do implante ;
  • Infecções ou doença periodontal em torno do implante (geralmente ocasionada por higiene oral precária);
  • Pouca densidade óssea – não houve osso suficiente para sustentação do implante e o osso pode rachar;
  • Paciente com patologias sistêmicas – exemplos: diabetes, osteoporose;
  • Maus hábitos do paciente - tabagismo, bruxismo (ranger de dentes) ou morder objetos duros, como tampas de caneta.

 

O primeiro sinal de que o implante não foi bem sucedido é quando ele apresenta mobilidade já nos primeiros meses após a cirurgia. Por menor que seja a mobilidade, é necessário que se tome as providencias imediatamente porque a mobilidade é progressiva e tende a aumentar.

Outros sinais de insucesso no implante dentário: dor, inflamação na gengiva ou sangramento.

 

Saiba mais sobre Implantes Dentários

 

Casos em que há soluções na perda do implante

Se o implante for perdido por falta de osseointegração, pode-se refazer o implante com o mesmo calibre depois de alguns meses ou colocação de um implante de calibre maior, pois o osso se forma novamente sozinho, para alcançar uma área maior no osso do paciente.

É necessário que o paciente tenha paciência se houver a perda de um implante. Na maioria dos casos existe solução, porem é preciso esperar a reação natural do organismo para que o osso se regenere e torne possível o reimplante.

 

O que é fundamental para o sucesso do Implante?

É preciso que o profissional implantodontista seja bem treinado e tenha domínio das técnicas, e que os materiais utilizados sejam de boa qualidade. Mas também é necessária a colaboração do paciente e que ele tenha consciência do papel dele nos resultados. Essa dupla é a principal responsável para que tudo dê certo e permaneça assim.
Principais pontos que garantem o sucesso de um implante dentário:

  • Deve ser realizado por um dentista especialista em implante dentário sério (implantodontista);
  • Os materiais utilizados para os implantes e próteses devem ser de boa qualidade;
  • O paciente seguir rigorosamente as instruções de medicação, alimentação e higiene oral no período pós-operatório;
  • O paciente ter cuidado com a mastigação nos primeiros meses. O esforço na mastigação deve ser leve no início e ir aumentando aos poucos;
  • O profissional implantodontista esperar o tempo correto para colocação da prótese definitiva e que ela seja adequada ao modelo do implante;
  • O paciente não fumar depois de colocar o implante;
  • O paciente deve se comprometer em comparecer as consultas de manutenção no tempo determinado pelo implantodontista.

 

Se as recomendações forem respeitadas e o implante for colocado por um profissional especializado, a expectativa é que o(s) implante(s) supra(m) a falta do(s) dente(s) funcionalmente e esteticamente por muitos anos.

 

Conheça a Clínica ImplArt. Nossa equipe especializada já realizou mais de 5000 implantes dentários com ótimos resultados e pacientes realizados. Entre em contato conosco e agende uma consulta:


(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

49 Comentários

  1. Fiz um implante mas nao ficou natural,a gengiva ficou roxa fiz uma outra cirurgia para tirar o roxo mas nao saiu,gostaria de saber se tem jeito no meu caso

    • Depende da origem de sua gengiva roxa, se seria por algum metal na região ou por pigmentação. Venha fazer uma avaliação e iremos verificar.

    • Bom dia! Fiz um implante substituindo o canino superior esquerdo há aproximadamente 45 dias. Ainda não coloquei o dente definitivo. Nos últimos dias percebi um aumento da sensibilidade na região do implante e, percebi, com auxilio de um pequeno espelho que a gengiva retraiu um pouco, expondo o pino implantado. Pode ser sinal de rejeição? De antemão, obrigado pela atenção.

      • Olá Nivio, agradecemos o seu contato. É necessário se certificar de que o que você está vendo é o cicatrizador, e não o implante. Pelo seu relato, não há indícios suficientes pra determinar se está havendo uma rejeição, até porque 45 dias é um período muito curto. De qualquer forma, você pode relatar ao seu dentista qualquer desconforto que esteja sentindo.

  2. Sofro muito com ima Ponte fixa e implants tinha pouco recurso na parts superior nao tinha nenhum dente o dentists pode fazer um milagre

    • Olá Leda, eu precisaria conhecer mais detalhes do seu caso para opinar sobre um tratamento mais adequado as suas condições ósseas.

      • Estou em tratamento de implante,, ten um mês q fiz a colocação dos pinos,,o uso da próteses provisória pode atrapalhar o sucesso do implante?

        • Olá Sônia, obrigado pelo contato. Normalmente não, se o seu dentista usou esta técnica é porque ele concluiu que você teria uma boa resposta ao tratamento. Provavelmente ele também lhe deu as orientações sobre mastigação e higiene oral nesta fase, então a principio não há com o que se preocupar.

  3. Fiz um implante na parte superior…. demoraram um ano pra por… e agora o perdi…. e o dentista não soube me explicar o que houve…só disse que vai pôr de novo…mas estou com medo pois meu osso já está frágil..

    • Olá Márcia, agradeço sua visita ao blog. Sobre a perda do seu implante, é difícil opinar sem conhecer detalhes do seu caso. Infelizmente a perda de implantes dentários é uma coisa que pode acontecer, mesmo com todos os cuidados profissionais e do paciente. Sugiro que você exponha suas dúvidas e expectativas ao dentista que lhe acompanha. Mas ao que parece, o procedimento dele está correto.

  4. Boa noite
    Eu queria saber porque não posso fumar depois de colocar um implante e quanto tempo depois de coloca-lo posso voltar a fumar

    • Olá Lucia, tudo bem? O fumo pode atrapalhar a cicatrização dos implantes (osseointegração). Também pode prejudicar a saúde e estabilidade dos implantes dentários e dentes naturais ao longo dos anos. Por isso o ideal é que, se possível, você abandone o habito de fumar. Abçs.

  5. depois de um ano e com um dente provisório simplesmente o dente caiu o dentista falou que num tinha mais o que fazer ia colocar uma prótese não entendi nada

    • Olá Luiza, tudo bem? Você ficou bastante tempo com um dente provisório, não? O dente provisório não é preparado para durar tanto tempo, por isso caiu.
      O ideal é que seja colocado o dente definitivo o quanto antes possível. Me parece que a conduta de seu dentista é correta. Abraços.

  6. Precisei fazer um implante na parte superior de cinco dentes ele colocou três implantes, mas um implante ele não utilizou porque ficou torto, mas pro céu da boca e utilizou os dois implantes na prótese. Esse procedimento é recomendado?

    • Olá Zeilton, tudo bem? Infelizmente é difícil dar uma opinião sem conhecer detalhes do seu caso.
      Recomendo que você exponha suas dúvidas ao dentista que está lhe atendendo.

  7. Olá Boa noite coloquei o pino e não fui no Dentista para continuar e estão em outro estado já tem um ano que estão com um provisório, tem algum problema, acho que retorno em dois meses pra ele continuar o implante pode da erado pois não confio em outro.

    • Olá Maria, agradecemos seu contato. Recomendamos que você retorne ao dentista o quanto antes para continuar seu tratamento.

  8. Boa noite!! Estou em processo de implante coloquei os pinos e pelo que estou vendo está ok porém com 2 semanas voltei a fumar infelizmente não aguentei. ..Mas segundo meu dentista disse estar bem a cicatrização. ..Só queria saber se é normal a gengiva no começo ficar desconfigerada devido a eu arrancar tudo em cima e colocar todas prótese. Obrigado

    • Olá Alex, tudo bem? Não entendemos muito bem sua questão. Com relação esse problema com a gengiva, procure orientação com o seu dentista.

  9. Olá coloquei dois implante nós dois dente da frete os centrais,estou com um provisório de resina sobre o pilar já tem 5 meses um eu não sinto nada ,o outro toda vez q faço atividade física ou fico com muito calor ,sinto ele lateja lá dentro ,depois para quando meu corpo volta ao bormal, isso é rejeição será q vou perde um implante

    • Olá Kelly, tudo bem? Essa sensação de latejamento por si só não significa que você vai perder o implante dentário. Mas qualquer desconforto que esteja sentindo, você deve relatar ao dentista que está lhe acompanhando. Abçs.

  10. Olá eu fiz um implante de protocolo estranho os dente iNéri ores e coloquei a prótese que ra grande e desconfortável Onde perdi os pinos. Dois meses depois foi colocado novamente onde novamente fizerao na grande novamente e não tenho mastigação e sinto dor e quando comento com o meu dentista ele diz que é normal. A pro tese inferior e maior que a superior. Na sua opinião oque faço?

    • Olá Mara Lúcia, é difícil opinar sem conhecer os detalhes do seu tratamento, mas se você está sentindo dor, procure conversar com seu dentista porque a prótese deveria lhe trazer conforto e qualidade de vida e não dores. Abçs.

  11. Boa noite

    Estou em tratamento e já coloquei os implantes só falta os dentes mas tem um pino que está mole mexendo isso é normal .

    • Olá Edson. É preciso confirmar se o que está mexendo é o implante ou apenas uma peça dele. É normal que muitas pessoas confundam isso.

  12. Olá. Coloquei os meus pinos a um pouco mais de um mês. Na parte inferior da frente eu nunca tive o dente permanente e tive q arrancar os de leit a 4 anos a trás. A ponta dos pontos ficaram tocando no lado interno da parte inferior da boca o que causou aftas e muita dor. No dia de tirar os pontos. O doutor não tirou essas és porque estava com muitas aftas aí ele receitou um pomadinha e eu usei e realmente em poucos dias já estava curada a afta, porém quando eu pude ver a gengiva claramente e já desinchada abriu um buraco na minha gengiva. Quando voltei ao dentista p ele torar os pontos ele viu o buraco ele disse q era por causo do ” freio” esse tipo de nervo 1 t nessa parte frontal da boca e disse q ia costurar de novo. Fiquei muito brava e tmb um pouco suspeita de q isso ia funcionar mas enfim ele é o profissional e ao eu. Agora 7 dia s depois dele costurar de novo.. Tive aftas denovo e uma dor bem incomoda. Agora q esta aoftasmeno e já desinchada percevi q o buraco ficou maior. E é chato porque é bem na frente. A minha pergunta e: o q pode ser feito p fechar esse buraco. Existe encherto de gengiva?

    • Olá Giseli. Sim, existem técnicas de enxerto gengival, porém somente seu dentista poderia lhe informar se essa técnica teria efeito para resolução deste caso.

  13. Olà ,eu vou ter que fazer enxerto osseo
    E logo apos um implante dentario no dente da frente.
    existe risco de dar problemas ,quais os riscos …to muito preocupada pois eu so tenho 17 anos .me ajuda por favor…

    • Olá Samara. Infelizmente não existe um tratamento com 100% de garantia de sucesso, pois depende de como o organismo da pessoa vai reagir, a forma com que o paciente realiza a higiene oral, as técnicas que o dentista vai utilizar, enfim, são muitas variáveis. Qualquer procedimento cirúrgico tem seus riscos, porém a cirurgia de implante e enxerto ósseo costuma ser mais simples do que muitas pessoas imaginam. Converse com seu dentista sobre suas expectativas. Você não precisa sentir medo! Abçs.

  14. Se eu fizer implante com enxerto osseo esse implante pode soltar?

    • Olá Samara, obrigado pela sua visita no nosso Blog. O implante com enxerto ósseo só é indicado quando o paciente é bem avaliado e existe uma perspectiva de resultado satisfatório. Porém, nenhum tratamento de saúde tem garantias de sucesso. Existem muitas variáveis que podem influir no resultado do seu tratamento, inclusive como seu organismo vai reagir.

  15. Ola, fiz um implante na parte inferior da boca e este implante não ficou natural na vdd ele ficou muito grosso em relação aos outros dentes e como fica localizado bem na frente da lingua o dente acaba me atrapalhando muito, é ate meio dificil de esplicar mas acho que por falta de osso eles acabaram colocando meu dente muito pra trás o que faz com que o implante fique em baixo da lingua.

    • Olá Luiza, agradecemos seu contato. Infelizmente fica difícil opinar sem conhecer detalhes do seu tratamento. Sugerimos que você relate este desconforto ao seu dentista. Abçs.

  16. Olá, estou fazendo implantes, estou muito frustrado, tratamento caríssimo, trata-se de uma protocolo superior, foi colocado 6 pinos, perdi 4. A dentista vai fazer uma protse fixa parcial. Gostaria de saber se é uma boa solução? E quanto ao valor, tenho direito a desconto pelo sifrimento e pinis perdidos?

    • Olá Luiz, agradecemos seu contato. Gostaríamos de ajuda-lo, mas é difícil opinarmos sem conhecer detalhes do planejamento do seu tratamento.

  17. Boa tarde.
    Fiz um implante com pouco osso, seria preciso um enxerto. Agora o pino ficou distante embora o osso tenha reagido bem, gracas a Deus. Ha risco de perder todo trabalho, o que deve acontecer? ate agora os cicatrizadores nao alcancam o tamanho ideal.
    espero um resposta sastifatoria.abracos.

    • Olá Joe Claudio, agradeço seu contato. Infelizmente é difícil opinar sobre um tratamento ao qual não conheço os detalhes do planejamento. Sugiro que exponha duas dúvidas ao dentista que está lhe atendendo. Abçs.

  18. Fiz uma prótese fixa inferior, quando da extração de um dente acho que foi o canino aconteceu uma lesão no nervo perdi a sensibilidade no lado que houve a lesão o dentista me falou que com três meses voltaria ao normal. Agora além da falta de sensibilidade sinto formigamento, queimação e pontadas no queixo e no lábio. Vivo através de analgésicos tenho hora que os incômodos são insuportáveis.

  19. Olá! Fiz um implante no segundo molar há 15 dias. Já foram retirados os pontos mas ficou um “buraco”na minha gengiva que o dentista disse que iria cicatrizar. Gostaria de saber se isso é normal mesmo e se como o dentista disse esse buraco vai se fechar e poderei colocar o provisório daqui há 15 dias mesmo. Obrigada!

    • Olá Amanda. Sua gengiva ainda está cicatrizando, portanto é normal que ela esteja assim. Fique tranquila.

  20. Coloquei 4 implantes para mais tarde aplicar uma protese fixa. 2 deles caíram. Já os coloquei novamente. Um deles não doi nada. O outro o mesmo ao lado do nariz, dói muito. Não cede a medicação. Recordo que fiz há uma semana e só ontem é que começou a doer assim. Isso quer dizer que vai novamente ser expulso?.

    • Olá Alice, agradecemos seu contato. Você deve relatar qualquer desconforto ao seu dentista o mais breve possível. Não é normal que haja uma dor que não cesse ao medicamento. Abçs

  21. Fiz dois implantes na arcada inferior direita, cuja prótese terá 3 dentes, ou seja, um em cada implante, e o do meio apenas para compor a arcada. O preço deste é igual ao dos que usamque usam o parafuso para fixá-los, ou é mais barato, porque é apenas figurativo?

    • Olá Vera Lucia. Normalmente não há diferença de preço entre o dente sobre o implante e o dente da ponte, pois a importância funcional e estética deles é a mesma. Abçs.

  22. Fiz dois implantes ha 40 dias e retornei ontem na clinica o dentista assim que me sentei na cadeira o mesmo colocou uma prótese de dois dentes ou seja tipo uma chapa !! é certo isso ? estou com uma prótese na boca ao invés de um dente fixado no implante

    • Olá Emerson, tudo bem? Esse tipo de prótese é utilizada em alguns casos, serve para distribuir melhor a carga sobre os implantes. Além disso, pelo tempo provavelmente essa prótese seja uma provisória. De qualquer forma, sugerimos que você apresente todas as suas dúvidas ao dentista que está lhe atendendo, somente ele poderá afirmar se é possível colocar dentes individuais definitivos no seu caso. Abçs.

  23. Coloquei tres implantes e uma coroa, a os implantes do lado direito,ficaram otimos, ja os dolado esquerdo,um implante e uma coroa, desde que forami colocados, não consegui mastigar direito,agora, a gengiva começou a inchar, foi ao dentista que colocou e ele afirmou que a coroa rachou,que vai ter que extrair o meu dente p refazer o trabalho. ja sofri bastante, estou chateada,sem confiança,o profissional, o que fazer?

    • Olá Neusa, agradecemos o seu contato. Infelizmente esse é um contratempo que pode ocorrer. O dente que passou pelo tratamento de canal para receber a coroa se torna mais frágil que um dente normal por causa do desgaste, portando uma fratura na coroa pode acontecer. Se sua gengiva ficou inchada, o que pode ser sinal de infecção, a extração infelizmente pode ser a melhor conduta nesses casos. Mas se você está com dúvidas, pode sempre buscar a opinião de outro dentista. Abçs.

Deixe um comentário

Close