A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

A fratura da raiz e a extração dentária é uma indicação para cirurgia imediata de implante

A fratura da raiz e a extração dentária é uma indicação para cirurgia imediata de implante
FacebookEmailShare

A fratura na raiz do dente normalmente acontece após um trauma, acidente, mastigação de alimento ou objeto muito duro, agressão física, queda ou em decorrência da fragilidade de tratamento de canal mal sucedido. A fratura pode facilmente visualizada em exames radiológicos, como a radiografia panorâmica ou tomografia computadorizada.

fratura de raiz

Raiz fraturada em um dente com tratamento de canal

Dependendo do nível em que a fratura ocorreu, ainda é possível fazer um tratamento endodôntico para tentar manter o dente, mas na maioria dos casos a extração é a conduta mais indicada.

Quando a extração é inevitável, é recomendada a substituição deste dente o mais rápido possível para evitar problemas no futuro. O maior destes problemas é a reabsorção óssea, uma reação que ocorre com a ausência dos dentes.

Se uma pessoa ficar sem um ou mais dentes, independente da forma que ocorreu a perda, o organismo inicia um processo de deterioração progressiva do tecido ósseo que sustentava esses dentes porque ele entende que esse osso não tem mais função. A principio, a reabsorção óssea parece uma coisa simples, mas a perda de volume ósseo pode causar desalinhamento dos dentes remanescentes e dificultar tratamentos odontológicos no futuro.

A fratura da raiz e a extração dentária é uma indicação para cirurgia imediata de implante, pois o pino de titânio, material totalmente compatível com o organismo, tem a função de substituir a raiz dentária e dessa forma o organismo entende que o osso ainda tem função de suporte e o volume ósseo permanecerá intacto.

Em alguns casos, a tecnologia atual já permite a colocação um implante dentário, junto com a coroa protética, em apenas um mês, portanto quando uma extração é realizada, a cirurgia de implante já pode ser planejada imediatamente para que a pessoa não fique sem dente e não tenha constrangimentos para falar e dificuldade para mastigar.

 

Conheça a Clínica ImplArt

Dirigida pelo Dr. Roberto Markarian, mestre especialista em Implantes Dentários, a Clínica ImplArt Odontologia possui estrutura diferenciada que conta com o moderno Sistema Cerec 3D, um laboratório de prótese próprio, um centro radiológico próprio e equipe formada pelas principais especialidades odontológicas. Para o paciente isso representa qualidade e agilidade nos tratamentos, porque ele realiza tudo que precisa em um único endereço.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

8 Comentários

  1. E normal sentir dores após uma cirurgia de raiz?

    • Olá Patrícia, agradecemos sua visita. Sim, é normal sentir dor após uma cirurgia desta, mas suportável e não por muitos dias. Se este não for seu caso, você deve procurar ajuda do dentista o quanto antes.

  2. Minha esposa fez um tratamento de canal no passado,foi introduzido um pino e uma coroa, mais semana passada essa coroa caiu e ela foi ao dentista e ele pediu uma tomografia, ele descubriu que foi feito o canal e uma raiz e ficaram 2 sem fazer, como proceder agora?isso pode acarretar algo mais grave? Ela não sente dores.

    • Obrigado pela visita ao Blog, Alan. É difícil opinar sobre o que ocorreu com sua esposa sem conhecer os detalhes do tratamento. Recomendo que ela exponha essas dúvidas ao profissional que a está atendendo. abçs.

  3. Boa tarde, fiz um tratamento de canal no qual foi mal sucedido e o dentista perfurou meu dente. Minha duvida é: Posso extrair esse dente e por um implante, não pode ter bactérias na raiz desse dente ou mesmo no osso??

    • Olá Liliane, agradecemos seu contato. A conduta para os casos de perfuração radicular durante o tratamento de canal depende muito da forma e da localização em que ela ocorreu. Nem sempre é indicada a extração. E ainda que o implante dentário for a melhor indicação para o seu caso, ele só será colocado depois de um controle infeccioso que poderia comprometer o sucesso do tratamento. Converse com o seu dentista.

  4. Olá meu nome é larissa eu estava fazendo um canal e falva apenas uma sessão para terminar então por eu está cuidando não era pra ter quebrado o meu dente então deixei de ir no dentista e agora o último pedaço do meu dente está mole mais um pouco ele cai e a metade do dente vai fica para dentro e eu estou com uma dor insuportável e ele está enchado o que deve ser feito

    • Olá Larissa, agradecemos seu contato. Você deve procurar seu dentista o quanto antes, pois esses sintomas podem ser sinais de infecção.

Deixe um comentário

Close