A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Depois de um tratamento de canal deve-se fazer restauração ou núcleo com coroa?

Depois de um tratamento de canal deve-se fazer restauração ou núcleo com coroa?
FacebookEmailShare

periodontite

Primeiramente, vamos entender o que é e quando é necessária a realização de um tratamento de canal. O tratamento de canal é a remoção da polpa dentária (tecido encontrado dentro da raiz do dente) que está infeccionada, danificada ou morta. Esse comprometimento da polpa normalmente acontece por causa de uma cárie profunda ou por fratura acidental. Essa técnica é uma importante alternativa que o dentista tem para manter o dente e não precisar extrai-lo.

Quando o tratamento de canal é realizado com sucesso, é necessário avaliar o grau de comprometimento da coroa dentária (parte visível do dente). É nesse momento que se decide entre uma restauração simples ou a instalação do núcleo com coroa.

Nos casos em que a estrutura da coroa dentária está pouco comprometida, apenas uma restauração simples pode finalizar o tratamento. As restaurações mais comuns são: obturação metálica ou em resina, e próteses parciais como os onlays e inlays, também em material metálico, em resina ou em porcelana. Apenas a restauração simples é capaz de reconstruir a forma dental necessária para o paciente voltar a mastigar, falar e sorrir normalmente. Além disso, a restauração tem a função de proteger a raiz tratada e dar ao dente a resistência suficiente para aguentar a carga mastigatória que ele será submetido.

 

Saiba mais sobre coroas projetadas em computador.

 

Já nos casos em que a coroa dentária está inteiramente comprometida, a estrutura dentária precisa ser reproduzida através de uma coroa protética, que pode ser de resina plástica (provisória) ou de porcelana (definitiva). A coroa protética precisa de um reforço interno bastante resistente para aguentar a carga mastigatória e para se manter fixa ao longo dos anos. Esse reforço é chamado de núcleo, que é instalado dentro da raiz tratada e serve como pilar para a instalação da coroa protética. O núcleo é confeccionado em liga metálica ou fibra de carbono. A instalação de um núcleo na raiz é obrigatório nos casos em que é preciso a instalação de uma coroa protética completa ou que se constate uma grande fragilidade do dente remanescente.

O dente que é mantido após o tratamento de canal é naturalmente um dente que precisa de mais cuidado. Ele ainda está sujeito a ter cárie se o paciente não tiver os cuidados adequados de higiene oral. O tratamento de canal também altera a estrutura do dente, tornando-o mais frágil e sujeito a fraturas do que um dente com polpa saudável. O paciente precisa ter a consciência de que esse dente não pode ser submetido a esforços exagerados e precisa visitar o consultório regularmente.

 

 
Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

Deixe um comentário

Close