A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Depois de um tratamento de canal deve-se fazer restauração ou núcleo com coroa?

Depois de um tratamento de canal deve-se fazer restauração ou núcleo com coroa?
FacebookEmailShare

periodontite

Primeiramente, vamos entender o que é e quando é necessária a realização de um tratamento de canal. O tratamento de canal é a remoção da polpa dentária (tecido encontrado dentro da raiz do dente) que está infeccionada, danificada ou morta. Esse comprometimento da polpa normalmente acontece por causa de uma cárie profunda ou por fratura acidental. Essa técnica é uma importante alternativa que o dentista tem para manter o dente e não precisar extrai-lo.

Quando o tratamento de canal é realizado com sucesso, é necessário avaliar o grau de comprometimento da coroa dentária (parte visível do dente). É nesse momento que se decide entre uma restauração simples ou a instalação do núcleo com coroa.

Nos casos em que a estrutura da coroa dentária está pouco comprometida, apenas uma restauração simples pode finalizar o tratamento. As restaurações mais comuns são: obturação metálica ou em resina, e próteses parciais como os onlays e inlays, também em material metálico, em resina ou em porcelana. Apenas a restauração simples é capaz de reconstruir a forma dental necessária para o paciente voltar a mastigar, falar e sorrir normalmente. Além disso, a restauração tem a função de proteger a raiz tratada e dar ao dente a resistência suficiente para aguentar a carga mastigatória que ele será submetido.

 

Saiba mais sobre coroas projetadas em computador.

 

Já nos casos em que a coroa dentária está inteiramente comprometida, a estrutura dentária precisa ser reproduzida através de uma coroa protética, que pode ser de resina plástica (provisória) ou de porcelana (definitiva). A coroa protética precisa de um reforço interno bastante resistente para aguentar a carga mastigatória e para se manter fixa ao longo dos anos. Esse reforço é chamado de núcleo, que é instalado dentro da raiz tratada e serve como pilar para a instalação da coroa protética. O núcleo é confeccionado em liga metálica ou fibra de carbono. A instalação de um núcleo na raiz é obrigatório nos casos em que é preciso a instalação de uma coroa protética completa ou que se constate uma grande fragilidade do dente remanescente.

O dente que é mantido após o tratamento de canal é naturalmente um dente que precisa de mais cuidado. Ele ainda está sujeito a ter cárie se o paciente não tiver os cuidados adequados de higiene oral. O tratamento de canal também altera a estrutura do dente, tornando-o mais frágil e sujeito a fraturas do que um dente com polpa saudável. O paciente precisa ter a consciência de que esse dente não pode ser submetido a esforços exagerados e precisa visitar o consultório regularmente.

 

 
Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

40 Comentários

  1. Fiz uma canal.. e meu dente ficou com um buraco.. fui ao dentista e ele me recomendou a fazer uma restauração com pino.. mais meu dente está ficando escuro.. será que ele fica branco e essa restauração resolve?

    • Olá Juliana, agradecemos seu contato. Seria necessário avaliar o motivo e o grau do escurecimento do seu dente para te dizer se é possível clareá-lo apenas com a substituição do pino. Atualmente existem materiais extremamente estéticos, tanto para confecção do pino, como para a composição da restauração. Abçs

  2. Boa tarde, já fiz meu canal e agora será realizado um bloco. Sendo que eu estou em dúvida se devo fazer com resina ou metálico, qual você me indicaria ?

    • Olá Meyre, agradeço seu contato. Acredito que você esteja se referindo à uma restauração quando diz bloco. As restaurações metálicas são resistentes, porém inestéticas por serem de cor escura. As restaurações em resina são estéticas por se assemelharem a tonalidade dos dentes, porém exige cuidados com relação a ingestão de alimentos muito pigmentados. A resina é um material que pode manchar ao longo do tempo com alimentos e bebidas muito pigmentadas, como café, vinho, cenoura, beterraba, etc. Também pode sofrer fraturas com alimentos muito duros.

  3. Olá Boa noite, estou fazendo um tratamento de xanal. Uma dúvida que tenho São as quantidades de procedimentos que devem ser feitos após o canal, que são : coroa provisória sem pino, núcleo de preenchimento, coroa total em cerâmica. São mesmo necessários todos esses procedimentos após o tratamento de canal? Tudo isso ficou em 1400 reias

    • Olá Mariana, agradeço seu contato. Sim, normalmente todas essas etapas são necessárias. Abçs.

  4. Já faz um mês que fiz meu tratamento de canal. A restauração está marcada para quarta feira (dia 3 de maio). Não fiz antes por que o tratamento de canal foi muito caro e o dentista não fazia a restauração, ele fez apenas o tratamento de canal. Meu dente já pode estar comprometido? Eu sinto uma leve Dorzinha como se fosse uma raiz puxando (não exatamente uma dor, mas uma sensação de repuxo).

    • Olá Dayane, tudo bem? Aconselho você relatar essas sensações ao seu dentista antes de iniciar as restaurações. Abçs

  5. Fiz um tratamento de canal .
    Foi colocado um fio de fibra de vidro q é o núcleo.
    Tem q fazer uma coroa .mais achei q a estética ficou perfeita.
    Será necessário a coroa ?

    • Olá Tatiana, tudo bem? Sim, é necessário finalizar com a Coroa definitiva.

  6. Vou fazer um canal no dente da frente, pode fazer uma restauração no mesmo dia?

    • Olá Luana, tudo bem? Isso depende muito do planejamento do seu caso. Depende da saúde da polpa dentária, por exemplo. Algumas pessoas precisam fazer o tratamento em mais de uma sessão, outras em apenas uma. Estamos a disposição.

  7. Olá, enquanto se faz tratamento ortodôntico não se pode colocar a coroa definitiva? Porque tem que colocar uma provisória já que a face que vai a coroa não é a mesma que vai ser colado o braquete.

    • Olá Ana, tudo bem? Normalmente a coroa definitiva só é confeccionada depois da finalização do tratamento ortodôntico, principalmente porque a coroa fica melhor ajustada de acordo com a nova posição dentária. Abçs.

  8. ola fiz o canal no dente 21 para fazer a coroa total dele, porem ja tem 1 mes e meio, posso ja fazer esse porcedimento de coroa total? meu dente ja estava escurecendo e agora ta ficando pior.

    • Olá Felipe, obrigado pela visita. É difícil opinar sem conhecer detalhes do seu caso. Sugiro que converse com o dentista que está lhe atendendo.

  9. Olá boa noite, fiz um canal no dente 24, parte superior,tem uma semana, e gostaria de saber se tenho q fazer a restauração desse canal, e qual seria a melhor opção! Obrigado!

    • Olá Rose, tudo bem? Sim, é necessário fazer a restauração definitiva deste dente para evitar problemas com o tratamento de canal realizado.

  10. Olá, fiz um canal, o dentista que fez o canal falou que precisava fazer um bloco (restauração feita em laboratório).
    Fui em outro dentista e o mesmo me falou que precisava fazer uma coroa, pois se eu fizesse só o bloco não iria funcionar…
    Agora estou em dúvida, até por que a diferença é muito alto.

    • Olá Júnior, agradecemos seu contato. É difícil opinar sobre qual é a melhor restauração nesse caso sem conhecer detalhes do seu tratamento de canal.

  11. Bom dia , fiz o tratamento de canal e coloquei a coroa dentária só que o dentista ,falou que estava alta e lixou tanto que agora a coroa parece uma aboturacao isso é normal.

  12. Boa noite,gostaria de saber se faz um molde de um dente antes de tratar o canal ou depois.É que quebrei um dente da frente fiz rio-x e preciso fazer canal.

    • Olá Paula. Isso depende muito do tratamento que está indicado para o seu caso, se é para fazer pino, núcleo, coroa, restauração, etc. Abçs.

  13. Dra fiz um canal recentemente, dia 04. Quando fui no dentista p fazer avaliação da coroa, ele disse q tinha q fazer denovo o canal, só pq estava sem o curativo. Fiz uma radiografia e o dentista disse q o canal tava bonito, não entendo o motivo de fazer denovo um canal de apenas quinze dias. Isso é comum? Estou me sentindo lesada com isso. Pois como estou sem dente, não para a massinha de curativo nele. Me ajude a entender obrigada

    • Olá Aline. Ele lhe explicou o motivo de realizar novo tratamento de canal? Se o curativo saiu, provavelmente pode ter havido contaminação do canal e nesses casos realmente pode ser necessário refazer parte do procedimento.

  14. Boa tarde, fiz um canal e a Dentista pediu para fazer um núcleo com coroa, só q minha ortodontista me disse q não era recomendável fazer por eu ser muito nova, falou para fazer apenas uma restauração, está correto ou fazer um núcleo seria melhor independente da minha idade q é 24 anos?

    • Jessica, a princípio não existe relação entre sua idade e a indicação de se fazer um núcleo. A indicação de fazer um núcleo ou apenas uma restauração está mais condicionada com o estado do seu dente. Se ele estiver muito fragilizado, o núcleo pode ser necessário para reforça-lo e para mantê-lo. Abçs.

  15. Fazer uma Coroa com 2 pinos é sempre mais vantajoso p/ não soltar fácil depois ?
    Pq alguns dentistas insistem em colocar só um pino ?

    • Olá Antenor, obrigado por sua visita em nosso Blog. A indicação de coroa com dois pinos não se aplica a todas as situações. Cada caso é avaliado individualmente. Infelizmente é difícil opinar sem conhecer detalhes do seu tratamento.

  16. Olá! Eu realizei um tratamento de canal com um dentista e ao final ele colocou um curativo e disse pra eu ir no outro (que colocaria a coroa e núcleo) para realizar o procedimento o mais rápido possível. Devido à circunstâncias financeiras muito complicadas, eu não consegui voltar no dentista até hoje (acredito que já fazem uns 6 meses). O curativo por incrível que pareça continua no mesmo lugar, eu não sinto dor. Você acha que eu vou precisar fazer o canal novamente, para então prosseguir com o tratamento?

    • Olá Juliana, agradecemos seu contato. Como você deve imaginar, não é aconselhável ficar tanto tempo com o curativo e não finalizar o tratamento. Isso porque o material utilizado no curativo não é feito para durar tanto tempo, já que com o tempo ele sofre modificações e perde a capacidade de vedação. Nessas circunstancias pode haver contaminação do canal e a necessidade de refazer o tratamento. Você deve procurar seu dentista o quanto antes e através de uma radiografia e exame clínico ele vai constatar se há a necessidade de refazer ou não o canal. Abçs.

  17. Boa noite!fiz um tratamento de canal por motivo do dente estar necrosado ele falou q em duas vezes terminava mas qdo fui pra fechar o dente ele colocou curativo de novoo e falo que teria q colocar um pino metalico pra reforçar o dente isso é mesmo necessario vai escurecer o dente pois é o da frente!

    • Olá Emilia, agradecemos seu contato. Consulte seu dentista sobre a possibilidade de fazer um pino estético.

  18. Bom dia Dra!
    Por favor dai me um esclarecimento;
    Normalmente qual é o procedimento habitual usado em um dente tratado de canal à alguns anos e que ja teve bloco,mais faz anos q o bloco caiu, e ja se deteriorou um pouco?

    • Olá Lucimar, agradecemos seu contato. O procedimento é você procurar um dentista o quanto antes para avaliar o estado do canal e da estrutura remanescente do dente. Somente a partir disto ele vai poder indicar um tratamento adequado. Abçs.

  19. Boa tarde fiz canal tem 6 meses e o dente voltou a doer fica latejando provavelmente deu uma infiltração e terei que refazer o canal eu terei que pagar de novo ?pois o canal é tão caro pois acho que o erro foi do Dentista pois tenho outros e nunca tinha acontecido isso! Grata

    • Olá Liliane. É difícil responder a sua pergunta porque não temos detalhes do seu tratamento. Sugiro que você procure seu dentista para conversar sobre esse caso. Abçs.

  20. Olá apos o tratamento de canal o que e colocado para tapar o buraco do dente

    • Olá João Carlos, agradecemos seu contato. Normalmente o tratamento é realizado em mais de uma sessão e segue as seguintes etapas: 1-tratamento do canal 2-fechamento com curativo 3- colocação de uma restauração provisória 4-Modelagem do núcleo 5-Cimentação da restauração definitiva, que pode ser em resina, metal ou cerâmica. As restaurações em resina e em cerâmica são da mesma cor e formato dos dentes, portanto mais estéticas. Qualquer dúvida, estamos a disposição.

Deixe um comentário

Close