A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Como a tecnologia está revolucionando a Odontologia na prática

Como a tecnologia está revolucionando a Odontologia na prática
FacebookEmailShare

Certamente você já ouviu falar de procedimentos modernos aplicados na odontologia, mas você sabe como a tecnologia está revolucionando a Odontologia na prática?

Nós sabemos que a ausência dos dentes ou dentes esteticamente comprometidos causam muitos desgastes emocionais nas pessoas. Também sabemos que o paciente sofre com ansiedades, desejando que seu tratamento seja o mais rápido e cômodo possível. Por isso o campo da Odontologia acabou passando por constantes evoluções ao longo dos anos, tudo para tornar os tratamentos dentários cada vez mais confortáveis, rápidos e precisos. Mas talvez o principal objetivo dessas evoluções seja a busca por criar elementos dentários cada vez mais parecidos com dentes naturais humanos, não só visualmente, mas também funcionalmente.

Podemos destacar um momento crucial da aplicação da tecnologia na reabilitação oral, que foi quando o médico sueco Per-Ingvar Brånemark descobriu e o processo de osseointegração de implantes dentários. Esses estudos ocorreram entre os anos 60 e 70 e desencadearam o desenvolvimento de novas nas técnicas restauradoras e para reabilitação oral. As descobertas de Brånemark possibilitaram o desenvolvimento de diversas tecnologias para modernizar a Odontologia.

Confira as principais tecnologias aplicadas à Odontologia atualmente:

Tecnologia CAD/CAM e Odontologia 3D – possibilitam a confecção de dentes previamente projetados em computador. Os softwares permitem a projeção de dentes personalizados para atender as necessidades de cada paciente. Dessa forma, leva-se em conta o formato, a cor, o tamanho e o encaixe. O projeto é enviado para uma impressora 3D que faz a fresagem de um bloco bruto de zircônia ou cerâmica e o transforma em um dente igualmente projetado no computador. Esses dentes protéticos podem ser colados sobre dentes naturais parcialmente deteriorados, previamente preparados para dar-lhes suporte, ou sobre implantes dentários, quando a raiz já não pode ser aproveitada.

Materiais utilizados em próteses – diferentes materiais foram desenvolvidos para confecção de próteses dentárias, sempre com o objetivo de deixa-las cada vez mais parecidas com dentes humanos. Hoje contamos com materiais muito comparáveis aos dentes, tanto em resistência, como em tonalidade. Podemos destacar a zircônia e a porcelana – que são brancas e muito resistentes, e estéticas porque são livres de metais na estrutura.

Cirurgia guiada – a cirurgia para colocação de implantes pode ser previamente simulada em computador com base em imagens de tomografia computadorizada. Isso possibilita planejar os melhores posicionamentos e ângulos dos implantes, evitando assim acidentes e cortes desnecessários.

Implantes modernos – são resultado de muitas pesquisas científicas e aplicação de tecnologias avançadas. Podemos destacar os implantes de titânio com propriedades físicas e químicas na superfície que favorecem e aceleram o processo de cicatrização. Os implantes modernos são compostos por materiais totalmente biocompatíveis com o organismo humano. Outros implantes modernos no mercado são os implantes de cerâmica pura, com tonalidade aproximada aos dentes naturais que podem ser especialmente indicados para pacientes com alergia ao níquel ou com gengiva muito fina.

Escaneamento intraoral – praticamente todos os tratamentos odontológicos para reabilitação oral e restaurações são feitos com base em moldes retirados da boca do paciente. Mas hoje em dia já contamos com modernos escâneres que realizam a moldagem digital. Trata-se de uma câmera de alta precisão que capta imagens no interior oral e as transfere para um software que faz a leitura e as transformam em um molde digital. Esses escâneres são capazes de identificar a forma e as tonalidades dos dentes. Com essas imagens na tela do computador, o dentista pode realizar o planejamento de diversos tratamentos odontológicos, inclusive estéticos.

Ultrassom cirúrgico – um aparelho chamado piezocirurgia converte corrente elétrica em ondas ultrassônicas que cortam tecidos duros, como o osso, e preserva os tecidos moles, como gengivas, nervos, membranas e vasos sanguíneos. Para o paciente isso significa menos dor, sangramento, edemas, redução da probabilidade de infecções, ausência de suturas e recuperação pós-cirúrgica muito mais rápida.

Enxertos ósseos – nos últimos anos foram desenvolvidos biomateriais de alta tecnologia para os procedimentos que necessitam de correção de falhas ósseas, principalmente para colocação de implantes dentários. Esses materiais foram desenvolvidos para minimizar rejeições e para acelerar a formação de novo tecido ósseo.

Planejamento digital do sorriso – São softwares desenvolvidos para que o dentista realize o planejamento digital do tratamento para atender as necessidades pessoais de cada paciente. Enquanto um paciente precisa melhorar o sorriso funcionalmente, outro necessita de tratamento estético para melhorar seu sorriso. O planejamento digital permite simular o tratamento em computador, inclusive com o acompanhamento e sugestões do paciente.

Exames radiológicos digitais – os exames radiológicos sempre foram grandes aliados da odontologia, pois permitem realizar diagnósticos precisos e acompanhar a evolução do tratamento. Porem hoje contamos com exames digitais, ou seja, a imagem na tela do computador permite maior interação do dentista com essas imagens, podendo manipula-las por software e planejar tratamentos importantes, como a colocação de implantes dentários. A tomografia computadorizada permite até mesmo marcar as melhores posições e angulações dos implantes conforme o formato ósseo do paciente, evitando assim acidentes cirúrgicos e cortes desnecessários. Os exames digitais evitam a necessidade de impressões radiográficas, o que é indiscutivelmente ótimo para o meio ambiente.

Ortodontia rápida e estética – aparelhos ortodônticos de alta tecnologia que tornam os tratamentos ortodônticos mais rápidos, confortáveis e discretos. São os casos dos aparelhos ortodônticos autoligados que não precisam de elásticos para segurar o fio e os aparelhos ortodônticos em forma de placa alinhadora. Saiba mais clicando aqui.

 

Quer conhecer um centro odontológico que reúne todas essas tecnologias? Acesse www.implart.com.br.

 

Em casos de dúvidas, entre em contato conosco através de um dos canais de atendimento abaixo:
(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

2 Comentários

  1. Que maravilha, a cada ano são surgem várias novidades na odontologia, isso só deixa nosso trabalho cada vez mais valioso.

Deixe um comentário

Close