A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Aparelhos ortodônticos autoligados: vantagens e modelos disponíveis

Aparelhos ortodônticos autoligados: vantagens e modelos disponíveis
FacebookEmailShare

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, normalmente a primeira imagem que nos vem à cabeça é de um sorriso metálico, aparelho pesado, com borrachinhas coloridas ou tratamento demorado e dolorido. O que nem todo mundo sabe é que existem aparelhos ortodônticos com aparência muito mais discreta e que trazem resultados mais rápidos. Os aparelhos ortodônticos autoligados são uma alternativa aos aparelhos ortodônticos convencionais, especialmente porque eles têm características que os tornam vantajosos. Conheça a seguir quais são esses diferenciais e os modelos disponíveis.

 

Principais vantagens do aparelho ortodôntico autoligado em relação ao aparelho ortodôntico convencional

Visualmente mais discreto – os aparelhos ortodônticos convencionais necessitam do uso de pequenas borrachinhas em cada bráquete colado nos dentes para prender o arco metálico. Já no aparelho ortodôntico autoligado o arco metálico é passado por canaletas em cada bráquete e preso por pequenas tampinhas que já fazem parte de cada peça. A ausência dessas borrachinhas deixa o visual do aparelho ortodôntico autoligado muito mais leve.

aparelho autoligado 7

Tratamento mais rápido – o papel do arco metálico é o mais importante no tratamento ortodôntico, porque é ele que exerce a pressão para movimentação dentária. O uso de borrachinhas no aparelho ortodôntico convencional para prender o arco metálico produz um atrito entre esses dois materiais. Para entender isso melhor, imagine uma liga de borracha, dessas que prendem maço de dinheiros, sendo friccionada sobre um material metálico. Você vai perceber que o deslize não é tão suave, pois há um atrito entre eles. Já se você fizer o mesmo com dois materiais metálicos, perceberá que o deslize é muito mais suave. Isso é o que acontece no aparelho ortodôntico autoligado. O arco metálico desliza com muito mais suavidade dentro dos bráquetes, sem o atrito de borrachas. Essa liberdade de movimento auxilia para que o tratamento seja até 7 meses mais rápido com aparelho autoligado do que com aparelho convencional.

Mais higiênico – um dos inconvenientes no tratamento ortodôntico com aparelhos convencionais, é que o cuidado com a higiene bucal se torna quase obsessivo. E não é exagero. As borrachinhas tendem a reter resíduos de alimentos e acumular placa bacteriana se não forem muito bem higienizadas, causando mau hálito ou até mesmo infecções. Mas esse já não é um grande problema com o aparelho autoligado, porque ele é muito mais fácil de ser higienizado pela ausência de borrachinhas.

Menos visitas ao consultório – um dos principais motivos que levam o paciente ao consultório dentário com tanta frequência para fazer manutenção do aparelho ortodôntico convencional é justamente a troca das borrachinhas. Isso porque elas tendem a perder a propriedade elástica em pouco tempo e se não forem substituídas, pode tonar o tratamento mais demorado. O tratamento com aparelho ortodôntico autoligado não exige tantas visitas ao consultório, porque não possui borrachinhas.

Conforto – para o paciente, a maior liberdade na movimentação dos dentes com aparelhos ortodônticos autoligados significa conforto e menos episódios de dores durante o tratamento, porque o aparelho autoligado exerce força mais leve e gradativa do que com aparelhos ortodônticos convencionais.

Extrações dentárias – Em muitos casos, o aparelho ortodôntico convencional exige extração de dentes com intuito de abrir espaço para movimentação dentária. Com aparelhos autoligados a necessidade de extrações é rara.

 

Modelos disponíveis

1 – Aparelho autoligado tipo estético – todos os bráquetes são feitos com material transparente.

 

aparelho autoligado

 

2 – Aparelho autoligado tipo metálico – todos os bráquetes são metálicos, porém discretos por não necessitarem de borrachinhas para prender o fio.

aparelho autoligado 3

 

3 – Aparelho autoligado tipo estético-metálico(misto) – os bráquetes são transparentes na parte anterior e metálicos na parte posterior.

 

Conheça a Clínica ImplArt

A Clinica ImplArt é especialista em tratamentos ortodônticos e acaba de receber a certificação Damon Smile Gold Provider 2014 concedido pela Empresa Ormco (EUA), fabricante dos aparelhos ortodônticos autoligados Damon System. O prêmio se deve ao grande volume de tratamentos realizados em casos complexos de ortodontia e reabilitação oral com excelentes resultados.

Deixe o seu sorriso mais bonito e alinhado! Agende uma consulta e saiba se o seu caso pode ser beneficiado com esta moderna técnica.

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

4 Comentários

  1. Boa a materia e bem esclarecedora, vale a pena conferir!

  2. Olá, preciso colocar um aparelho ortodontico, eu não quero,mas preciso! e se for colocar gostaria que fosse um desse menos incomodo e menos aparente, pesquisei alguns e vi alguns de porcelana que achei interessante, então, minha pergunta é, qual o custo de um aparelho de porcelana autoligado? aguardo um retorno, Obrigada!

  3. Ótimo artigo.
    As pessoas conseguem entender facilmente as vantagens do aparelho autoligados que é mais uma opção que nós temos para oferecer aos pacientes.

Deixe um comentário

Close