A Implantodontia e Estética Dental pelo Especialista | fotos e video | implante dentario | reabilitação oral

Aparelho autoligado estético – vantagens

Aparelho autoligado estético – vantagens
FacebookEmailShare

O aparelho autoligado estético é um sistema de aparelho ortodôntico fixo de baixo atrito que possui um funcionamento diferente dos aparelhos ortodônticos convencionais. A característica mais importante neste sistema é que o aparelho autoligado não utiliza borrachinhas para prender o fio metálico aos bráquetes, responsáveis em exercer a força necessária para fazer o reposicionamento dos dentes. No aparelho autoligado, o fio corre livre dentro das canaletas dos bráquetes, portanto não há atrito.

Esse sistema não pode ser considerado melhor ou pior em relação aos aparelhos ortodônticos convencionais, pois tudo depende da indicação clínica de cada caso. O aparelho autoligado possui algumas vantagens e desvantagens em relação aos tratamentos convencionais. Veja a seguir:

 

Vantagens

Mais conforto: o aparelho convencional precisa do uso de borrachinhas que prendem o fio metálico aos bráquetes. Isso gera uma fricção na movimentação do fio, que pode causar dor e desconforto ao paciente. No aparelho autoligado o fio corre livre dentro de pequenas canaletas em cada bráquete, portanto, não há nenhum tipo de fricção. Pacientes relatam mais conforto durante o tratamento com esse tipo de aparelho.

O tratamento pode ser mais rápido: existem estudos e pesquisas que comprovam que o tratamento com aparelho autoligado é mais rápido em relação aos tratamentos convencionais. Os primeiros resultados já podem ser visualizados na fase inicial do tratamento. A não utilização das borrachinhas garante uma movimentação mais rápida, já que não há resistência de atrito.

Mais estético: os aparelhos autoligados possuem um visual mais limpo, porque não possuem borrachinhas coloridas. Os bráquetes podem ser metálicos ou translúcidos, ficando quase imperceptíveis.

Mais higiênico: um dos inconvenientes de quem usa aparelho ortodôntico é a necessidade de cuidados redobrados com a higienização oral, já que as borrachinhas do aparelho podem acumular placa bacteriana, causando mau hálito ou outras doenças. Com o aparelho autoligado essa preocupação é bastante reduzida pela ausência de borrachinhas.

 

Saiba mais sobre tratamento ortodôntico.

 

Número de consultas reduzidas: o tratamento com aparelho autoligado não exige a mesma frequência de consultas para realizar ajustes de força no aparelho. Enquanto que o tratamento com aparelho convencional pode necessitar de visitas mensais, o aparelho autoligado é ajustado em média a cada 60 dias.

Sem extrações: em alguns casos, o aparelho autoligado evita a necessidade de extrações. Essa possibilidade só é verificada depois de uma avaliação profissional de cada caso.

Eficiência: em alguns casos o aparelho autoligado se mostra mais eficiente para se alcançar determinados resultados, como por exemplo, a expansão de arcada.

 

 

 

Se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco por um dos canais abaixo:

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

 

FacebookEmailShare

Deixe um comentário

Close